sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Remade in Portugal no Museu da Electricidade a partir de amanhã



REMADE IN PORTUGAL 2008
Museu da Electricidade - 1 a 16 de Novembro

Depois do grande sucesso da edição de 2007, o Remade in Portugal regressa em 2008 com mais criadores, novos produtos e outras novidades.
Este ano a exposição internacional de eco-design, que se realizou em 2007 na Estufa Fria, passa para o Museu da Electricidade onde ficará de 1 a 16 de Novembro.
Além da área expositiva, onde estarão representados os países que fazem parte da rede REMADE IN, (Brasil, Chile, Itália, Argentina, França e Espanha) vão realizar-se eventos paralelos como um ciclo de conferências, concertos, workshops e actividades para os mais novos.
Este ano, a organização do Remade in Portugal, convidou novos criadores que se vão juntar aos Designers e Arquitectos que já colaboraram no ano passado com o projecto.
Ana Salazar e Maria Gambina juntaram-se a Nuno Gama e Luís Buchinho na área da Moda, Dasein, SimpleFormsDesign, Carlos Aguiar, Rita Garizo, OM-JP e Henrique Ralheta na área do Design e António Portugal, Manuel M. Reis, Mg Design, Mafalda Nunes e João Mendes Ribeiro na área da Arquitectura, são os novos nomes que este ano apresentam trabalhos na exposição do Museu da Electricidade.

Adalberto Dias, arquitecto, Alda Tomás, designer, Álvaro Siza, arquitecto, Francisco Providência, designer, José Manuel Carvalho Araújo, arquitecto, Nuno Sottomayor, arquitecto, Pedro Silva Dias, designer, Pedro Sottomayor, designer, criadores que já apresentaram trabalhos em 2007 regressam com novas criações.

O “Remade in Portugal” é a transposição para o panorama nacional de um projecto italiano denominado “Remade in Italy” que pretende incentivar as empresas a desenvolver produtos utilizando materiais reciclados, que apresentem um desenho original e qualidade de produção.
Este projecto foi criado pela entidade italiana “Regione Lombardia” em 2004 e rapidamente se estabeleceu como uma referência, contando com a participação, entre outros, do Ministério do Ambiente italiano e de vários consórcios ligados à reciclagem.

Com a finalidade de difundir a cultura do eco-design e do desenvolvimento sustentável a um nível internacional, o “Remade in Italy” criou uma rede da qual já fazem parte, Portugal, Chile, Brasil e Argentina.
Espanha e França são os próximos países a aderir a esta iniciativa.
Em Portugal o projecto conta com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente.
Durante o ano de 2008 foi criada a área comercial do Remade in Portugal com o objectivo de dinamizar a comercialização destes produtos, brevemente teremos novidades para anunciar sobre o desenrolar desta vertente do projecto.
O Remade in Portugal consolida este ano o objectivo inicial de juntar empresas, criadores e vontade política para desenvolver o design ecológico, em Portugal, ao mesmo tempo que divulga o trabalho dos criadores portugueses nos circuitos expositivos internacionais.
O carácter inovador e transversal deste projecto continua a merecer as atenções do público, empresas e instituições o que justifica o seu regresso em 2008, com mais dias de exposição, mais eventos paralelos e mais vontade de surpreender!

Designers

Adalberto Dias, arquitecto
Alda Tomás, designer
Ana Salazar, estilista
António Portugal e Manuel M. Reis, arquitectos
Álvaro Siza, arquitecto
Carlos Aguiar, designer
Carvalho Araújo, arquitecto
Dasein, designers
Francisco Providência, designer
Henrique Ralheta, designer
João Mendes Ribeiro, arquitecto
Luís Buchinho, estilista
Mafalda Nunes, arquitecta
Maria Gambina, estilista
Mg Design, arquitecto
Nuno Gama, estilista
Nuno Sottomayor, arquitecto
OM-JP, designers
Pedro Silva Dias, designer
Pedro Sottomayor, designer
Rita Garizo, designer
SimpleFormsDesigns, designers
Soraia Abreu, estudante de design, vencedora do Concurso de Mobiliário em Materiais Reciclados da CGD

Sem comentários: