quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Portuguêses lideram em motos e quads




Cumpriu-se ontem, sob intenso calor, entre Lisboa e Castelo Branco, a primeira etapa do Euromilhões PAX Rally, marcada pelo domínio português na categoria de motos e quads. Nas motos, Ruben Faria (Honda CRF 450) começou a dominar a partir de CP2 (156,31 km), depois de ter sido o sexto em CP1 (87,40 km).

Mais rápido na fase inicial da prova, Cyril Depres (KTM LC4 690 Rally) cairia para quarto, no segundo ponto de cronometragem, mas acabaria o SS em segundo a 1.12 do português e com três segundos de vantagem sobre Marc Coma (KTM LC4 690 Rally), que apenas na fase final perdeu a segunda posição, que ocupou durante grande parte do dia. Terceiro até CP2, Hélder Rodrigues (Honda CRF 450) acabou o dia na quarta posição, já mais de dois minutos do seu compatriota, mas com mais de dois minutos de avanço sobre David Casteu (KTM LC4 650 Rally). O brasileiro Zé Hélio (Yamaha WR) ocupou a sexta posição, ao longo de todo o sector selectivo, com Paulo Gonçalves (Honda CRF 450) a terminar em sétimo, apesar de "ter visitado uma árvore" que se encontrava no trajecto, ainda, antes de CP1.

Nos automóveis, Luc Alphand bateu Carlos Sainz em cima da linha de chegada. No final do primeiro SS, e após os primeiros 223 km contra-o-relógio, dois segundos separam os dois primeiros do Pax Rally, com o francês Luc Alphand (Mitsubishi Pajero Evo) a ser o terceiro comandante da prova, posição onde sucedeu ao alemão Dieter Depping (VW Race Touareg 2), primeiro em CP1, e ao espanhol Carlos Sainz (VW Race Touareg 2), que passou à frente em CP2. Foi um dia de intensa luta entre os homens da frente, com a VW e a Mitsubishi a lutarem pela vitória, com os homens da marca japonesa a levarem vantagem no primeiro confronto, embora, como referiu o espanhol, tudo continue em aberto.
O terceiro mais rápido, deste primeiro dia, foi o sul-africano Giniel de Villiers (VW Race Touareg 2) que foi o último a ficar a menos de um minuto (53 s.) do comandante.
O português Filipe Campos (BMW X3) terminou o SS na sétima posição da geral, sendo o melhor dos portugueses, o que era o seu objectivo, e, mais importante do que isso, o mais bem classificado entre os pilotos da marca alemã.
Se nos automóveis o domínio é dos forasteiros e nas motos só na parte final os portugueses se impuseram, nos quads o primeiro SS foi de domínio total dos pilotos lusos, com Luís Engeitado (Suzuki LTR 450) a terminar o dia no primeiro lugar, depois de Rui Mendes (Suzuki LTR 450) ter sido o mais rápido na fase inicial.
Ao fim do primeiro dia de prova, o piloto português tem quase cinco minutos (4.54) de avanço sobre o francês Hubert Deltrieu (Polaris Outlaw 525 IRS), que teve um dia em crescendo, já que começou por ser terceiro em CP1 (87,40 km) e ascendeu a segundo em CP2 (156,13 km), posição que manteve até final.
Em sentido contrário decorreu o dia de Rui Mendes (Suzuki LTR 450), mais rápido até CP1, para passar a segundo em CP2, atrás de Luís Engeitado, e terminar no quarto posto, suplantado, ainda, por Miguel Monteiro (Yamaha Raptor 700).
De assinalar que os 9 quads que largaram do Parque Eduardo VII chegaram a Castelo Branco.








Sem comentários: