quinta-feira, 11 de setembro de 2008

" As Criadas " de Jean Genet no Centro Cultural de Belém




AS CRIADAS

De Jean Genet

Um projecto de João Garcia Miguel

Com Anton Skrzypiciel, Miguel Borges e João Garcia Miguel

Dias 13, 15, 18 e 20 de Setembro às 21h00

Dia 14 de Setembro às 17h00

Pequeno Auditório do CCB

“A ironia profunda e contraditória do texto, que oscila entre a comédia e o sacrifício, o excesso e a contradição, a subtileza e a brutalidade influenciará as iniciativas da encenação.


Há imensas motivações entrançadas num apelo à fuga, à ilusão, à mentira, à submissão, à subversão, à vida e à morte, a partir das quais tomaremos a iniciativa de desenvolver um processo activo de criação.


Procuraremos desvendar o esqueleto da peça.


Jean Genet afirmou a certa altura que ‘como tudo se passa demasiado depressa e demasiado explicitamente, sugiro aos eventuais encenadores que substituam as expressões demasiado precisas, as que tornem a situação demasiado explicita, por outras mais ambíguas.

Que as comediantes representem, excessivamente’.

É essa a linha de excesso sobre o excesso que nos guiará, e é, com base nesse artifício, que proponho a substituição das comediantes por três homens.” (João Garcia Miguel )


Seguindo esta " linha de excesso" João Garcia Miguel cria um cenário de uma simplicidade extrema, onde " as criadas " expressam sentimentos, amores e ódios, emoções contidas que de súbito rebentam violentamente fazendo estremecer a plateia.

Suavizando essa violência incontida vão surgindo de forma suave e lenta palavras escritas num painel iluminado que ilustram as emoções em jogo no palco. Noire, black, hate repetindo-se e alternando-se vão aparecendo durante as várias sequências de falas dos comediantes. Reforçando a expressão dos sentimentos que vivem no momento.


Este tipo de encenação certamente teria agradado a Jean Genet porque controverso na sua escrita e porque controversa é também esta encenação.

Como diz João Garcia Miguel trata-se de " uma história de que se fala, mas que não se conhece: o relato de um crime, inspirado numa situação irreal que se torna real..."


JOÃO GARCIA MIGUEL

É encenador, intérprete, dramaturgo, e artista plástico.
Tem um vasto curriculum de participações como actor e de realizações ao nivel do teatro e do cinema.

Actualmente está a realizar tese de doutoramento na Universidade de Alcalá de Henares, Madrid , sobre " a teatralidade na heteronímia de Fernando Pessoa".É também Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação. Licenciado em Pintura pela ESBAL.


ANTON SKRZYPICIEL


Nasceu em Melbourne, Austrália. Estudou no Melbourne State College com Lindy Davies.Passou grande parte da sua carreira em Frankfurt com S.O.A.P. Dance Theatre sob a direcção de Rui Horta. Vive em Portugal desde 2003 e colabora regularmente com Patrícia Portela, Rui Horta e João Garcia Miguel. Participou na última longa metragem do realizador José Fonseca e Costa e António Pedro Vasconcelos.


MIGUEL BORGES


Estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema e trabalha como actor em teatro, cinema, dança e televisão. Já tranalhou com Luis Miguel Cintra, João César Monteiro, João Garcia Miguel, entre outros.

Para além da sua actividade como actor é também professor de Teatro da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

Sem comentários: