quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Centro Cultural Olga Cadaval apresenta Ópera de Mozart


BASTIEN UND BASTIENNE
uma Ópera de Mozart
cantada em Português


O tenor Carlos Guilherme, acompanhado da soprano Carla Simões e do baixo Rui Baeta, interpretará a peça Bastien und Bastienne, em português.

Com tradução e direcção musical de José Beato, a peça estreia no próximo dia 13 no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Para além das apresentações já programadas é objectivo da Associação Cultural Muteto, que produz o espectáculo, dinamizar outras salas com esta peça, de forma a levar mais próximo do público em geral uma primeiras e mais emblemáticas obras de Mozart.

Composta aos 12 anos e apresentada ao público pela primeira vez em 1768, Bastien e Bastienne conta-nos a história de uma jovem camponesa que perde seu amado.

Bastien é conquistado por uma nobre dama e Bastienne, desesperada, e com o desejo de reaver o seu amor, pede ajuda ao Mago Colas.

O enredo gira em torno dos conselhos do feiticeiro dirigidos a ambos os amantes.

Embora de grande simplicidade esta ópera é marcada por uma unidade melódica de excelente naturalidade, na qual é possível identificar a caracterização de cada personagem através dos recursos musicais, concisos mas de excelente dinamismo.

Sem comentários: