quinta-feira, 26 de junho de 2008

João Mendes Ribeiro expõe no Teatro Nacional de D. Maria II


TEATRO NACIONAL EXIBE EXPOSIÇÃO DE JOÃO MENDES RIBEIRO

PREMIADA NA QUADRIENAL DE PRAGA 2007


É já amanhã, dia 27, a inauguração da exposição "Arquitecturas em Palco", com que o arquitecto e cenógrafo João Mendes Ribeiro representou Portugal na prestigiada Quadrienal de Praga 2007 e com a qual foi contemplado com a Medalha de Ouro para Melhor Cenografia.

A mostra, que contará com a presença do cenógrafo, terá lugar no Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria II, às 20h30.


"ARQUITECTURAS EM PALCO" foi o tema proposto por João Mendes Ribeiro.

O artista seleccionou diversos projectos e intervenções que reflectem o espírito contemporâneo de hibridação e experimentalismo e que abordam a cenografia enquanto experimentação de processos e linguagens comuns à arquitectura.

A exposição está organizada em torno de núcleos temáticos fortemente apoiados em textos conceptuais, mas também em materiais gráficos, desenhos, fotografias e maquetas.

O projecto para o espaço expositivo pretende condensar na forma construída a linguagem simbólica dos projectos, concretizando uma aproximação ideológica ao tema "Arquitecturas em Palco" através de um dispositivo formal de evidente feição cenográfica.

Todos os materiais expostos são acondicionados em "malas-mesa", que servirão também de suporte aos conteúdos, fazendo parte do projecto cenográfico da exposição um pequeno auditório, em anfiteatro, dotado de um ecrã para projecções vídeo.

A exposição, organizada e produzida pela Direcção-Geral das Artes / Ministério da Cultura, poderá ser vista de terça a sexta das 14.00 às 18.00 e sábados e domingos das 14.00 às 16.00. A entrada é livre.

Perfil


João Mendes Ribeiro nasceu em Coimbra, em 1960.

É especialista em Arquitectura e Cenografia, contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento e a influência destas disciplinas em Portugal.

O seu percurso de reconhecido mérito nestas áreas conta já com diversos prémios nacionais e internacionais e com inúmeras publicações e exposições, destacando-se a sua presença na Representação Portuguesa na 9ª Mostra Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza de 2004, na qual integrou a exposição "Metaflux – Duas Gerações na Arquitectura Portuguesa Recente".


EXPOSIÇÃO PATENTE até 27 DE JULHO visitas de terça a sexta, 14h00 às 18h00
sábados e domingos, 14h00 às 16h00

Sem comentários: