quinta-feira, 26 de junho de 2008

Sócrates em Livro!

Título: SÓCRATES
Subtítulo: O menino de Ouro do PS

Autor: EDUARDA MAIO

SINOPSE
Nas eleições legislativas, o Partido Socialista alcança uma vitória inédita e consegue a sua primeira maioria absoluta na Assembleia da República.
Aos 48 anos e a liderar o partido há pouco mais de quatro meses, José Sócrates via a sua força de vontade recompensada com um triunfo histórico.
Era o culminar da carreira política daquele que muitos companheiros apelidaram de «Menino de Ouro do PS», que começara duas décadas antes, na Covilhã.
Das festas em Vilar de Maçada, aos seus primeiros tempos como militante da Juventude Social Democrata, do espírito com que reorganizou o Partido Socialista em Castelo Branco à eleição como deputado, de mediático ministro do Ambiente, à conquista do PS e do país.
A jornalista Eduarda Maio percorre os trilhos políticos e familiares de José Sócrates.
Entrevistou companheiros de luta e de juventude, recolheu pequenas «estórias» - umas desconhecidas, outras esquecidas -, aborda temas polémicos como o caso da sua licenciatura, revela rivalidades, capta emoções, tentando perceber a personalidade de um homem que uns consideram apaixonado, combativo e dinâmico, outros arrogante, teimoso e calculista.
O resultado é a primeira biografia do actual primeiro-ministro.

BIOGRAFIA

Eduarda Maio nasceu em Moçambique em Maio de 1966. É jornalista e subdirectora de informação da Antena 1, desde 2003.
Aos 18 anos iniciou a sua actividade jornalística na Rádio Onda Verde, uma «rádio pirata» situada na Póvoa do Varzim.
Depois dessa experiência nunca mais abandonou a rádio.
Frequentou os cursos de Direito, na Universidade Católica do Porto, e o de Jornalismo, na Escola Superior de Jornalismo do Porto.
Começou a trabalhar na rádio, profissionalmente, em 1987, na Antena 1, onde esteve durante três anos.
Em 1989 tornou-se jornalista da RTP, onde permaneceu até 1993. Passou pela televisão onde apresentou o Jornal da Tarde, na RTP 1, o programa Juiz Decide, na SIC; e o Conselho de Estado, na RTP 2.
Durante dez anos (1993-2003) foi jornalista da TSF tendo exercido durante os últimos dois anos o cargo de chefe de redacção da mesma rádio.

Sem comentários: