sexta-feira, 16 de maio de 2008

Balada de Coimbra emociona na despedida de Jacinta

Recordar Zeca Afonso na voz de Jacinta
Teatro Académico de Gil Vicente


Jacinta actuou ontem à noite em Coimbra, no palco do Teatro Académico de Gil Vicente, neste que foi o décimo quarto concerto de um total de vinte, da tournée do álbum “Convexo”.
Esta que foi considerada a melhor jovem artista de jazz no continente europeu em 2007 e a primeira portuguesa a ser editada pela Blue Note Records, trouxe na comoção da sua voz Zeca Afonso à cidade que o acolheu em 1940 e onde viria a despertar para a musica e para o seu papel de intervenção na sociedade em tempos de repressão.
Acompanhada por Rui Caetano ao piano e Bruno Pedroso na bateria, as primeiras notas foram para “adeus ao serra da lapa” logo seguida por “a formiga no carreiro”. “Era um redondo vocábulo” e “cantigas de Maio” foram as trovas que se seguiram, assim como a música que dá nome ao disco “tenho um primo convexo”. O concerto continuou com a recordação de outras composições do poeta de intervenção homenageado pela cantora. “De não saber o que me espera”, o tema mais jazzístico do álbum Convexo surpreendeu a plateia que retribuiu com uma das maiores ovações da noite. Pelo meio ouviram-se “a morte saiu à rua” ou “que o amor não me engana”.
Para o fim Jacinta reservou a sua canção favorita e aquela que encerra o álbum: “balada de Coimbra”. Com referiu “cantá-la em Coimbra é único e especial”, pois esta era a única canção portuguesa que cantava sempre que estava em encontros internacionais, chegando mesmo a fazê-lo acompanhada pela guitarra portuguesa. Neste Convexo, está totalmente transformada a nível harmónico porém sem perder a sua identidade. Foi com manifesta comoção na voz que a interpretou e emocionou aqueles que a ouviram.
O concerto teria terminado por aqui, não fossem os aplausos insistentes da plateia que trouxeram os músicos novamente ao palco. A “canção de embalar” e “a formiga no carreiro” encerraram esta apresentação para uma sala quase esgotada.
Esta foi uma noite memorável com uma grande voz a celebrar outra grande voz para gáudio de quem se revê em ambas.
Teresa Arsénio Fotografias Teresa Arsénio

Sem comentários: