sexta-feira, 16 de maio de 2008

Raspa de Tacho na Fábrica de Braço de Prata

QUARTAPERFEITA
Raspa de Tacho
A festa dos sons do Brasil!
Fábrica Braço de Prata
Sábado, 17 de Maio

O grupo instrumental Raspa de Tacho regressa amanhã à Fábrica de Braço de Prata para apresentar um reportório baseado no chorinho, samba e bossa nova.
A composição do grupo instrumental Raspa de Tacho reflecte a realidade da presença brasileira em Portugal.
Os seus integrantes são músicos cariocas ou paulistas, que vivem e tocam há já longos anos em Portugal, além de um músico português, cuja formação musical foi feita no Brasil.
O objectivo de todos é contribuir para divulgar um género – o “chôro” ou “chorinho” –, cujo apelo é irresistível em qualquer lugar do mundo.

O grupo nasceu em 2002, em formato de quinteto e, após algumas entradas e saídas de músicos, aposta actualmente no formato de quarteto, com cavaquinho, saxofone soprano, violão de sete cordas e percussão.
Esta formação tem o essencial para soar como um “regional”, que é como se chamam as bandas que tocam chôro no Brasil.
Chôro e não só: como é natural, o samba, o baião, a bossa-nova e outras cores do riquíssimo arco-íris musical brasileiro são convidados para a festa.
Os clássicos estão presentes, mas também não faltam os temas originais compostos pelos músicos do grupo.
E nem sequer ficam de fora algumas contribuições dos repertórios português e cabo-verdiano, afinal estamos em Lisboa, à entrada do século XXI...
O Raspa de Tacho tem-se apresentado em muitos locais em Portugal, com destaque para o Centro Cultural de Belém, o Teatro São Luiz, a Festa da Ribeira no Porto, a Fábrica Braço de Prata, o Tambor que Fala, entre outros.
Após um período em que se manteve na retaguarda, com os seus membros empenhados noutros projectos, o grupo está de volta ao activo, tendo realizado já vários concertos em 2007 e começando a preparar a gravação do seu primeiro CD.
Gabriel Godoi, Tércio Borges e João Vaz são músicos que têm tocado com alguns dos nomes mais importantes da música brasileira e portuguesa e do Jazz, nomeadamente Naná Sousa Dias, Pedro Moreno, Sylvie C, Carlos Martins, Vera Mantero, Waldemar Bastos, Alcione. Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Vitorino, o grupo africano Issabary, Edu Miranda, Companhia Bengala ou a Orquestra de Salsa de Luiz Martinez.

Tércio Borges Cavaquinho
João Vaz Sax Soprano
Gabriel Godoi Violão 7 Cordas
João Fião Percussão

Sem comentários: