sexta-feira, 16 de maio de 2008

Monstra 2008-Onda Curta. Prémios atribuídos





MONSTRA 2008 - ONDA CURTA


No próximo Sábado, 17, no Cinema KING, Sala 2 (20:15) será apresentado um conjunto de curtas de animação seleccionadas de entre as melhores produções dos últimos anos na habitual SESSÃO ONDA CURTA.

Logo a seguir, pode assistir no Teatro Maria Matos (21:30) ao encerramento oficial do MONSTRA 2008 e conhecer o Palmarés do FESTIVAL DE ANIMAÇÃO DE LISBOA.


Filme 1 – JEU (JOGO) Suíça, 2006






Realização: Georges Schwizgebel

Duração: 3m 51s

Uma orquestra sinfónica interpreta um concerto…entretanto, o desenho evolui de acordo com as circunvoluções da música e desse movimento sobressai uma abstracção do “jogo” dos intérpretes. Mais uma obra maior da animação mundial, concebida por um cineasta maior da animação europeia.



Em 2006, recebeu dois prémios RTP2-ONDA CURTA, respectivamente no CURTAS de Vila do Conde e no CINANIMA.

Filme 2 – PREMIER VOYAGE (PRIMEIRA VIAGEM)França, 2007

Realização: Grégoire Sivan

Duração: 9m 30s



Na vida de cada um há sempre uma primeira vez.
Nesta divertida curta de animação, iremos acompanhar a primeira vez de um jovem e inexperiente pai ao longo da primeiríssima viagem de comboio com a sua filha, uma criancinha muito irrequieta com uns "perigosos" dez meses de idade.
Recebeu no Festival de Cannes de 2007, no contexto do Prix GRAS SAVOYE organizado pela UNIFRANCE, o Prémio RTP2-ONDA CURTA.

Filme 3 – RABBIT (COELHO)Reino Unido, 2005

Realização: Run Wrake
Duração: 8m 32s


Uma colorida série de figurinhas, como aquelas que eram desenhadas para fins didácticos nos “longínquos” anos 50, protagonizam este autêntico conto de fadas para adultos.




Quando um rapaz e uma rapariga descobrem um ídolo no estômago de um coelho, aliás, com requintes de malvadez, uma riqueza inesperada parece surgir ali mesmo…prontinha para ser usada e, sobretudo, multiplicada.




Resta saber…por quantos e bons dias…!

Um desenho animado não aconselhável a meninos e meninas sensíveis, seja qual for a idade.

Na verdade, precisamos ser fortes, decididos e, no fundo, aceitar as coisas como elas são para ver, rever e interpretar a moral, por mais perversa que seja, deste delicioso exercício de cinema e artes gráficas produzido, apesar da profusão de maravilhosas cores, com um ligeiro sabor a coisa negra…algo que vem lá do fundo da alma do realizador…!

Recebeu um dos prémios 2: ONDA CURTA no INDIELISBOA de 2006 e, mais recentemente, o Grande Prémio do IMAGO, FESTIVAL DE CINEMA JOVEM, realizado no Fundão.

Filme 4 – L’ ISLE (A ILHA)França, 2006

Realização: Chiara Malta

Duração: 7m 50s

Mistura de documentário e ficção, esta curta apresenta como protagonista um homem que desenha uma personagem feminina para um filme, aliás, bem conhecido dos fiéis do ONDA CURTA…nada mais nada menos do que a animação O SABOR DAS CARÍCIAS, no original DES CÂLINS DANS LES CUISINES.

De quando em vez, olha de forma muito cúmplice para a câmara que o filma.

De súbito, uma história paralela começa…conduzida pela mulher que o leva a descobrir as delícias da ilha deserta que existe no exterior do seu pequeno estúdio.
Mas, será esta uma aventura ou uma alucinação…?






Filme 5 – ABOUT A GIRL WHO FOUND A TEDDY BEAR (SOBRE UMA MENINA QUE ENCONTROU O SEU URSINHO)Rússia, 2003

Realização: Lena Chernova
Duração: 6m 19s
Um filme para crianças que os adultos vão adorar, baseado num poema de Sasha Cherny.
Primeira obra de uma realizadora formada nos estúdios PILOT de Moscovo, uma das referências da actual animação russa.

Filme 6 - DREAMS AND DESIRES: FAMILY TIES (SONHOS E DESEJOS: LAÇOS DE FAMÍLIA) Reino Unido, 2006


Realização: Joanna Quinn

Duração: 9m 55s



Esta devia ser uma das animações finalistas na corrida ao Óscar na categoria de Melhor Curta-Metragem de animação.

Mas não foi. De facto, as nomeações valem o que valem na grande festa corporativa do cinema influenciada por aquela que, ainda hoje, podemos considerar a fábrica de sonhos onde prevalece a valorização do académico controlo de qualidade.

Basta reparar como algumas das animações mais rotineiras do ponto de vista da inovação e fortemente apoiadas pelos grandes estúdios, independentemente das suas inegáveis qualidades, ocuparam a maioria dos lugares passíveis de receber a caução do prémio mais cobiçado.
Não passou nas malhas de Hollywood mas figura agora na lista das melhores produções de animação da carteira do ONDA CURTA.
E que vamos ver…? Nada mais, nada menos do que a obsessão, muito actual, de andar de câmara digital na mão a gravar não importa o quê sem medir algumas das consequências como, por exemplo, o confronto com a intimidade dos visados.

Neste caso, uma senhora muito bem disposta decide articular os seus sonhos e desejos numa espécie de diário videográfico.

Depois, adquirida uma certa confiança com os mistérios do cinema “2D”, que neste caso significa “doméstico e digital”, a cineasta em potência decide experimentar o cruzamento entre “grande reportagem” e “filme de fundo”, penetrando nos meandros públicos e privados do casamento de uma amiga…o resultado acaba por ser, simultaneamente, desastroso e hilariante.
No Festival de ANNECY de 2006, recebeu o Prémio Especial do Júri, o do Público e o da FIPRESCI.
No mesmo ano, recebeu no CINANIMA um dos prémios 2: ONDA CURTA.

Em 2007, recebeu um dos prémios RTP2-ONDA CURTA no CURTO CIRCUITO de Santiago de Compostela.


Filme 7 - SAI/MEGURU, MEGURU, SONO KAKU HE (SAI/UMA REACÇÃO…PROFUNDA) Japão, 2004
Realização: Nishigori Isao

Duração: 16m 24s

Esta animação pode ser considerada um verdadeiro poema visual produzido para a banda japonesa ACIDMAN.


Uma banda de J-Rock (rock japonês) alternativo.
Um exercício fascinante de cinema digital, materializado na dialéctica permanente entre o impacto “natural” da música e a proposta de conjugação do universo de cor e movimento da plataforma gráfica onde imagens bidimensionais são integradas num universo 3D.


No plano ideológico, esta animação pode ser considerada um manifesto contra a degradação do mundo em que vivemos e uma visão, muito subjectiva, da correspondente reacção das forças da Natureza.

Sem comentários: