quinta-feira, 15 de maio de 2008

Encontro dos Descobrimentos no Hotel Altis

36 º ENCONTRO DOS DESCOBRIMENTOS
Brasil - Portugal - Japão - Itália - Espanha
Realização:CASA DE ESPANHA

Realizou-se ontem , no Hotel Altis, o 36 º Encontro dos Descobrimentos Brasil – Portugal – Japão – Itália - Espanha , tendo como objectivo o fortalecimento dos laços entre as diversas comunidades de povos e principalmente aproximar os empresários e as autoridades dos cinco países, promovendo ainda a integração com outros povos.


Estiveram presentes o Embaixador do Brasil Celso Marcos Vieira de Souza, o Embaixador da Argentina, o Embaixador da República Dominicana , um representante do Embaixador do Japão, para além de representantes de diversas e sectores culturais.
Foi abordado o tema da solidariedade e da cooperação entre povos e culturas.
Os embaixadores presentes fizeram questão de salientar as suas origens enquanto nascidos em paises "descobertos" e das boas relações que mantêm com os descobridores.

O Embaixador do Brasil, enquanto convidado especial, abordou o tema " Brasil- o grande mercado da América do Sul", falando do Mercosul, que actualmente anima todo o comércio da América do Sul.
Neste momento a América do Sul e o Caribe absorvem mais exportações brasileiras que a própria União Europeia e os Estados Unidos.
Não existem conflitos com os países com os quais têm fronteira, embora tenham visões diferentes sobre a História e a sua própria identidade cultural.
Não foi esquecida a actual crise económica e sobretudo a crise dos cereais que poderá vir a modificar as relações comerciais a curto prazo.

Foi um encontro de confraternização de culturas onde os diferendos ficaram certamente á porta.

Sem comentários: