quarta-feira, 17 de outubro de 2007

2ª Mostra do Cinema Brasileiro

2.ª Mostra de Cinema Brasileiro

Segundo dia do festival dedicado a Glória Pires e Daniel Filho

O trabalho da actriz Glória Pires e do realizador Daniel Filho marcam a 2.ª Mostra de Cinema Brasileiro, a 20 de Outubro. “A Partilha”, “Se eu fosse você” e “O Primo Basílio”, são os filmes exibidos neste dia, a partir das 18h00, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

A actriz e o realizador vão participar, também, numa mesa redonda aberta ao público, sobre o tema “Cinema baseado em Literatura”, às 21h00, que conta, ainda, com a presença do realizador português Jorge Paixão da Costa, que apresentou este ano “O Mistério da Estrada de Sintra”, baseado numa obra de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão e do actor português Nicolau Breyner.

Glória Pires estreou-se na TV Globo aos 7 anos, e aos 14 ganhou o prémio Actriz Revelação da Associação de Críticos de São Paulo, pelo seu desempenho na novela “Dancin’ Days”. Ao longo de 34 anos de carreira, desenvolveu um percurso sólido na televisão, com actuações marcantes em mini-séries e novelas, entre elas “Dancin’ Days”, “Cabocla”, “O tempo e o vento”, “Vale Tudo”, “Mulheres de Areia”, “Belíssima” e, actualmente, no papel de Lúcia em “Paraíso Tropical”. As suas últimas aparições no cinema foram em parceira com o realizador Daniel Filho, nos filmes “A Partilha”, “Se eu fosse você” e “O Primo Basílio”.

Daniel Filho é um dos mais consagrados e premiados realizadores brasileiros. Em 1966 começou a trabalhar na TV Globo, transformando-se num dos grandes renovadores da televisão brasileira. Ao estabelecer um novo padrão dramatúrgico, artístico e de produção para novelas e séries, consolidou o sucesso deste género televisivo, até hoje o principal produto de exportação da indústria audiovisual do Brasil.

A 2.ª Mostra de Cinema Brasileiro decorre de 19 a 21 de Outubro, no Cinema São Jorge, por iniciativa da Fundação Luso-Brasileira, em co-produção com a EGEAC E.M..
Durante os três dias do evento, vão ser exibidos 11 filmes e realizadas duas mesas redondas, nas quais participam personalidades conhecidas do cinema brasileiro e português, com o objectivo de aproximar o cinema brasileiro contemporâneo do público português e da comunidade brasileira residente em Portugal.

Sem comentários: