quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Desobediências continuam no Teatro da Trindade

DESOBEDIÊNCIAS
ciclo de actividades paralelas ao espectáculo “A Desobediência”

O espectáculo “A Desobediência” que o Teatro da Trindade apresenta desde 11 de Outubro parte do gesto e da conduta humanitária de Aristides de Sousa Mendes, cônsul português em Bordéus, que, num dos momentos mais dramáticos da 2ª Guerra Mundial, a capitulação da França diante da invasão nazi, e em desobediência ao Governo Português, permite a fuga de milhares de refugiados.
Assim e tendo em conta a complexidade deste gesto e o seu valor cívico e histórico, resolveu a Direcção do Teatro da Trindade enquadrar a apresentação do espectáculo com um conjunto de iniciativas que pudessem dar o devido destaque não só àquele mas também à valorização da atitude de Aristides de Sousa Mendes.
Essas iniciativas e actividades são de natureza multidisciplinar, tanto no plano artístico como da comunicação, envolvendo as artes plásticas, o cinema e vídeo e actividades lúdicas e expressivas para público escolar (Aristides de Sousa Mendes é estudado em vários programas escolares, nomeadamente 6º Ano, 9º Ano e 12º Ano).

O PODER E A DESOBEDIÊNCIA
23 OUT 19h00 // Teatro-Bar
[Tertúlia com Prof. José Bragança de Miranda]

“ La Boétie encontrou no «mistério da obediência» o segredo da política. A escolha foi sempre entre obedecer ou morrer. Foi preciso fazer tudo para que se esquecesse esta alternativa. Trata-se de obrigar a obedecer até que aquele que obedece tire alegria do obedecer, profundamente entregue à sua submissão. Depois virão aqueles que querem desobedecer, que tiram alegria da sua desobediência. Em ambos casos lá ao longe mantém-se a ameaça de morte (…/…).”
José Bragança de Miranda
Tendo como pretexto o gesto de desobediência de Aristides de Sousa Mendes, a conversa desenvolver-se-á a partir do olhar que a teoria política lança sobre as relações entre o poder e a (des) obediência.

José Bragança de Miranda é professor no Departamento de Ciências de Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo publicado várias obras na área da Filosofia e da Teoria Política. É autor de, entre outros ensaios, Teoria da Cultura, Lisboa, Século XXI, 2002; Traços. Ensaios de Crítica da Cultura Lisboa, Vega, coll. Passagens, 1997, Política e Modernidade e Lisboa, Colibri, 1996 Analítica da Actualidade, Lisboa, Vega, 1994.

ARISTIDES SOUSA MENDES – ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE
30 OUT 19h00 // Salão Nobre
[Debate]

A relação entre a história de Aristides de Sousa Mendes e as diferentes narrativas ficcionais hoje existentes, será o ponto de partida para este debate com Luiz Francisco Rebello (dramaturgo), Rui Mendes (encenador), José Ruy (ilustrador), Júlia Nery (romancista), Diana Andringa (jornalista e argumentista), Irene Flunser Pimentel (historiadora), Rui Afonso (historiador) e Álvaro de Sousa Mendes (Fundação Aristides de Sousa Mendes). Moderação do jornalista Daniel Cruzeiro.
Luiz Francisco Rebello é autor da peça “A Desobediência”, Rui Mendes, o encenador da versão que será apresentada no Teatro da Trindade, José Ruy, o autor da Banda desenhada “Aristides Sousa Mendes, Herói do Holocausto”, Júlia Nery é autora do romance “O Cônsul”, Diana Andringa é, com a realizadora Teresa Olga, a autora do documentário “Aristides Sousa Mendes, o Cônsul Injustiçado”, Irene Flunser Pimentel é uma investigadora e professora académica com profusa obra sobre os refugiados na 2ª Guerra Mundial (entre os quais a obra “Os Judeus em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial. Em fuga a Hitler e ao Holocausto, Lisboa, Esfera dos Livros, Maio de 2006”), Rui Afonso é o autor da biografia de Aristides de Sousa Mendes (Injustiça. O Caso Sousa Mendes e Um Homem Bom. Aristides de Sousa Mendes, o «Wallenberg Português») e Álvaro de Sousa Mendes é o presidente do Conselho de Administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes. Daniel Cruzeiro é jornalista na SIC, sendo actualmente coordenador da Reportagem SIC.

Sem comentários: