quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A evolução do serviço público de televisão


Evolução do Serviço Público de Televisão em debate na Gulbenkian
RTP ORGANIZA TERCEIRA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
NO ESPAÇO DE UM ANO



A Evolução do Serviço Público de Televisão é o tema da terceira e última grande conferência internacional que a Rádio e Televisão de Portugal organiza este ano, no dia 18 de Outubro, por ocasião das comemorações dos 50 anos da RTP.


O evento tem lugar no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e é aberto ao público, mediante inscrição prévia no sítio da RTP.


A necessidade de reestruturar os serviços públicos de televisão europeus, habilitando-os a incorporar as novas tecnologias e a enfrentar a concorrência dos operadores privados, constitui o ponto de partida para mais esta iniciativa da RTP.


O programa do evento comporta duas conferências principais, que abordam os desafios que se colocam ao serviço público de televisão na Europa, estando a primeira a cargo de André Lange, do Observatório Europeu do Audiovisual, e a segunda de Christian S. Nissen, da Copenhagen Business School.


O Ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, preside à sessão de abertura, onde têm também assento Almerindo Marques, Presidente da RTP e José de Azeredo Lopes, presidente da ERC.


O novo quadro legislativo nacional e internacional será igualmente tratado num painel que conta com a participação da Directora Jurídica da União Europeia de Radiodifusão (UER / EBU), Jane Wizard; de Alberto Arons de Carvalho, deputado e professor na Universidade Nova de Lisboa; e de Pedro Garcia Marques, professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica.


Os problemas do financiamento do serviço público de televisão serão abordados num painel que conta com as presenças de Teresa Ribeiro, Directora do Gabinete para os Meios de Comunicação Social; e de Robert G. Picard, docente da Jönköping International Business School (Suécia), que já tinha estado em Portugal num outro evento realizado pela RTP em Março deste ano.
Outro painel tratará da reestruturação do serviço público e conta com a participação de Elísio de Oliveira, Vice-Presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social; de Nuno Santos, Director de Programação da RTP; e de Manuel Iglésias Díaz, responsável pela televisão pública da Galiza.


As questões tecnológicas serão discutidas num painel animado por Enrique Bustamante, professor da Universidade Complutense de Madrid; por Eduardo Cardadeiro, administrador da ANACOM; por Gustavo Cardoso, Presidente do OBERCOM e docente do ISCTE; e por Carlos Zorrinho, Coordenador da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico.
Participam nos debates, como presidentes de mesa ou moderadores, diversos administradores e quadros da Rádio e Televisão de Portugal.


Esta iniciativa foi precedida por duas outras conferências internacionais, a primeira das quais, realizada em Março, focalizou-se nos problemas da concorrência e da qualidade dos produtos televisivos; e a segunda, que teve lugar em Junho, abordou a experiência dos canais internacionais portugueses de televisão e de rádio no contexto do audiovisual dos países lusófonos.


A componente cultural das comemorações dos 50 Anos da RTP envolveu também a organização de nove debates universitários descentralizados sobre televisão digital, o último dos quais teve lugar na passada semana na Universidade de Coimbra.

Sem comentários: