terça-feira, 25 de novembro de 2008

Rádio Clube a presentou os candidatos internacionais aos Prémios Cofaco Açores 2008




Prémios Rádio Clube Cofaco Açores 2008




Depois de conhecido o vencedor da categoria “Jovem – Cartão Jovem, Pousada da Juventude” hoje , no «Janela Aberta», estiveram os defensores dos quatro nomeados para a 3ª categoria: “Internacional” .
Na passada sexta-feira foi conhecido o vencedor da categoria “Jovem – Cartão Jovem, Pousada da Juventude”, Pedro Carrilho, e foram ainda apresentados os nomeados da 3ª categoria dos Prémios Rádio Clube Cofaco Açores 2008!
A categoria designa-se “Internacional” e os candidatos são: Barack Obama, Ingrid Bettancourt, Michael Phelps e Tzipi Livni.
Hoje , dia 25 de Novembro, pelas 17h30, no «Janela Aberta» teve lugar um “Especial Prémios Rádio Clube Cofaco Açores 2008” no qual estiveram presentes Maria Barroso, o Euro Deputado Armando França, Simão Morgado, o Chefe da Equipa de Natação da Selecção Olímpica, e Esther Mucznik, Vice-Presidente da Comunidade Israelita Portuguesa, os defensores dos quatro nomeados, que vão apresentar um a um os motivos pelos quais o seu candidato deve ser o vencedor desta categoria.
Os ouvintes podem votar até às 15H do dia 28 de Novembro no seu candidato preferido em http://radioclube.clix.pt ou através de telefone para cada um dos candidatos.

Os números de telefone são: 760 300 741 para Barack Obama, 760 300 742 para Ingrid Bettancourt, 760 300 743 para Michael Phelps e 760 300 744 para Tzipi Livni.
Os nomeados:
Barack Hussein Jr. Obama nasceu no Havai, nos EUA, a 4 de Agosto de 1961. Advogado de profissão, é casado com Michelle Obama e tem duas filhas.
O senador do Estado do Illinois publica em 2004 "A Audácia da Esperança", onde apela a uma nova forma de fazer política, mais próxima dos cidadãos.
No mesmo ano, conquista a audiência da convenção do partido democrata com a sua capacidade discursiva. Em 2007 Obama apresenta a candidatura à presidência dos EUA, onde adopta como lema de campanha o mote "Yes We Can".
Depois de vencer Hillary Clinton nas eleições primárias do partido Democrata, em Novembro deste ano torna-se o 44º Presidente dos Estados Unidos da América e o primeiro negro a alcançar o mais alto cargo do país. O mundo inteiro tem agora os olhos postos no homem que simboliza ele mesmo a mudança e a esperança no futuro.

Ingrid Bettancourt Pulercio nasceu na Colômbia, a 25 de Dezembro de 1961. Recebeu a nacionalidade francesa do seu casamento com o francês Fabrice de Delloye, com quem teve dois filhos. Licenciada em Ciências Políticas no Instituto de Estudos Políticos de Paris, regressa à Colômbia em meados de 1990, onde trabalhou no Ministério das Finanças.
Mais tarde decide dedicar-se à política. Torna-se deputada em 1994 e senadora em 1998. Em 2002 candidata-se à presidência colombiana.
Em Fevereiro desse ano, Ingrid Betancourt é sequestrada por guerrilheiros das FARC (Forças Armadas Revolucionária da Colômbia). Os vídeos que chegam aos meios de comunicação sensibilizam o mundo e unem os governos francês e colombiano. Passou seis anos como prisioneira, até ser libertada em Julho deste ano, tornando-se um rosto da resistência.

Michael Phelps nasceu em Baltimore, nos EUA, a 30 de Junho de 1985. Começou a nadar aos 7 anos e aos 10 já batia recordes de natação para a idade.
Com 15 anos, em Sydney, tornou-se o mais novo nadador americano a competir nos Jogos Olímpicos em 68 anos. Reconhecido nos circuitos internacionais, Phelps bate recordes mundiais e olímpicos em muitas das provas em que participa.
Em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, conquistou 8 medalhas - 6 de ouro e 2 de bronze. Este ano, Michael Phelps alcança o ambicioso objectivo a que se propôs antes dos Jogos de Pequim e bate o recorde de conquista de medalhas de ouro. Michael Phelps ganhou 8 medalhas de ouro em 17 provas que decorreram ao longo de 9 dias em Pequim. Actualmente Phelps é o atleta com mais medalhas de ouro da História dos Jogos Olímpicos.

Tzipora Malka Livni nasceu em Israel, a 8 de Julho de 1958. Licenciada em Direito, é casada com Naftali Spitzer e tem dois filhos. Livni ingressou nas Forças de Defesa Israelitas (IDF) em 1976. Três anos mais tarde matricula-se no curso de direito, na Bar-Ilan University. Entre 1980 e 1984 torna-se agente na Mossad (serviço secreto israelita). Exerce advocacia até 1996, quando decide dedicar-se à política. Em 2001, com a chegada de Ariel Sharon ao poder, torna-se uma peça central no governo israelita. Depois de assumir diversas pastas governamentais, em Novembro de 2005 segue Ariel Sharon e Ehud Olmert e deixa o partido Likud para fundar o novo Kadima.
Em 2006, Tzipi é nomeada Ministra dos Negócios Estrangeiros. Reconhecida em 2007 como uma das 100 pessoas mais influentes do planeta pela revista Time, Tzipi Livni tornou-se em Setembro deste ano a líder do partido israelita Kadima.

No dia 28 de Novembro, no «Janela Aberta» será apresentado o vencedor da categoria “Internacional” e será desvendada a 4ª categoria dos Prémios Rádio Clube Cofaco Açores 2008 e os seus quatro nomeados.

Sem comentários: