segunda-feira, 27 de outubro de 2008



Festa de Samhain / Halloween

Lançamento de Mandrágora - O Almanaque Pagão

O Chamado dos Velhos Deuses

Associação Cultural Art of Living


A noite de Samhain é celebrada desde a Antiguidade como a Noite dos Antepassados. Esta é a noite em que os dois planos, visível e invisível, se tocam entre si.
Para inúmeras tradições, esta celebração é uma das mais importantes do ano.

Por todos estes motivos e mais alguns, não haveria melhor data possível para o lançamento do primeiro Almanaque Pagão português - Mandrágora - e do primeiro livro de Bruxaria Tradicional publicado em Portugal - O Chamado dos Velhos Deuses, da autoria de Nigel Jackson.
A apresentar estas obras estarão Gilberto de Lascariz e Melusine de Mattos, juntamente com os editores Alexandre Gabriel e Sofia Vaz Ribeiro.

Vista-se a rigor e junte-se a nós nesta noite sem tempo... Após o lançamento assista a um recital de música celta, com Alexandre Gabriel & Gonçalo do Carmo, na harpa céltica, low/thin whistle e guitarra folk.

Ao soar da meia-noite terá início o tradicional ritual da Queimada Galega, que será oferecida a todos os presentes.
À sua disposição estarão deliciosas iguarias e beberes tradicionais desta época do ano...

MANDRÁGORA O ALMANAQUE PAGÃO
Um Calendário para a Vivência da Alma durante o Ano

Desde os calendários megalíticos aos almanaques sumérios, gregos e egípcios, que o Tempo era o mediador das fainas terrestres da vida agrária e pastoril e das fainas mágico-religiosas da vida da alma.

A função deste almanaque é de restaurar através do rito e de uma nova consciência essa época arcaica em que homens, plantas, animais e deuses conviviam em harmonia.

Este é um calendário para viver o ano de uma forma artística, poética e mágica . Trata-se de viver o ano não só com o corpo mas também com a alma.

Por isso, era necessária uma nova linguagem e uma nova filosofia de almanaque.

Aqui descobrirá não apenas como celebrar as festividades sazonais do ano pagão, mas também roteiros mágicos para a sua vivência mística, um calendário detalhado dos dias festivos pagãos ao longo dos 12 meses, bem como muitos outros assuntos e saberes tradicionais.

Usos e Costumes Mágicos da Lusitânia Calendário de Festividades e Mistérios Pagãos para 2009 As Festividades Pagãs, Néctares e Manjares, A Horta e o Jardim da Bruxa Os Deuses Lusitanos, Ervas Mágicas, Roteiro de Peregrinação Pagã, Os Mistérios das Constelações ...entre outros

O CHAMADO DOS VELHOS DEUSES
Nigel Jackson
Uma Introdução à Bruxaria Tradicional

Esta é a primeira obra de Bruxaria Tradicional publicada em Portugal

Através desta obra invulgar e fascinante, um repositório inestimável de saberes sobre Bruxaria Tradicional, somos levados pela mão de Nigel Jackson a penetrar os mistérios secretos de uma antiga Arte Iniciática que estava até agora reservada apenas a alguns.

Aqui encontrará a oportunidade de conhecer a Antiga Sabedoria das Fadas e seguir o Caminho-da-Bruxa Extática, palmilhando as Linhas-de-Espíritos elevadas na paisagem icónica do Sabat.

Com o armamentário tradicional da Velha Arte, a vassoura e a furca, o caldeirão e a pedra, a faca e a estaca, caminhando ao longo do Compasso deste livro como galgasse as fronteiras do mundo visível, todos nós voltamos a descobrir o eco perdido de uma religião oculta e ancestral, até agora dissimulada sob o véu do Cristianismo. (Gilberto de Lascariz Autor do Posfácio)

Nigel Jackson nasceu no ano de 1963.Vive em Manchester, Inglaterra, e é um reconhecido artista e ilustrador especializado no simbolismo da Tradição Esotérica Ocidental.
Dedica-se, desde há duas décadas, a expressar a "linguagem simbólica dos deuses" através da sua arte, que ele descreve como "alquimia da imaginação".

É um iniciado em diversas tradições esotéricas.Nos anos 90 fundou a Via Nocturna, uma recensão da Arte Sem Nome, designação conhecida entre iniciados de Bruxaria Tradicional.

Sem comentários: