segunda-feira, 27 de outubro de 2008

"Fado" de Malhoa gera polemica entre museus

O quadro "O Fado" de José Malhoa está no epicentro de uma polémica entre dois museus da Câmara Municipal de Lisboa.

A tela, que pertence ao espólio do Museu da Cidade, está agora no Museu do Fado, um espaço que foi, recentemente reaberto e reformulado. O quadro emprestado ao Museu do Fado apenas até Janeiro embora no Museu da Cidade é possível ler uma placa que indica que a obra está para restauro.

Ao que o hardmusica apurou o quadro foi, mesmo, emprestado ao Museu do Fado, exposto numa sala especialmente concebida para o receber.

O empréstimo deste Malhoa, pertença do espólio municipal, está, assim, a gerar polémica entre os dois museus da câmara.

O do Fado, agora reestruturado, preparou-se para receber "O Fado" por um longo período. A directora do Museu do Fado, Sara Pereira, já confirmou à rádio Renascença que quer renegociar o empréstimo: “Eu espero que este ‘temporariamente’ seja renegociado e vamos fazer por isso. Não faz muito sentido, depois de um investimento destes, que a peça fique aqui por tão pouco tempo”.

Por sua vez, o Museu da Cidade, que não quis gravar declarações, alega que o quadro é um ícone do seu espólio, por isso apenas o empresta a um museu também da autarquia e por tempo limitado.

O musicólogo Rui Vieira Nery, que ajudou a conceber o renovado museu do Fado, considera que o quadro deveria mesmo mudar de casa, porque “tanto é Património Municipal no Museu da Cidade como aqui. As condições de segurança são idênticas, se é que não são melhores no Museu do Fado. Portanto, faz muito mais sentido tê-lo envolvido neste contexto do que perdido num canto do Museu da Cidade”.

Sem comentários: