segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Teatro em Portimão

A cidade abre as portas no mês do Novembro a mais um ciclo de dramatologia


Novembro é o mês do teatro em Portimão e este ano a primazia vai ser dada aos grupos da região, através da Mostra de Teatro, que apresentam propostas para todos os gostos, do drama à comédia.

Nos dias 1 e 2, “Primeiro Amor”, pel’A Gaveta - Associação Cultural e Pesquisa Teatral, é o espectáculo de abertura e terá lugar na antiga Lota de Portimão, seguindo-se “Shadow-play”, uma co-produção entre o Projecto Ruínas e o Al-Masrah Teatro, de Tavira, em 4 e 5 de Novembro, no mesmo espaço.



O programa continua com “A Arca”, peça que o Teatro da Caverna apresenta na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (auditório do Bloco B) nos dias 7 e 8. Trata-se de uma adaptação livre de sete contos dos “Bichos”, obra escrita por Miguel Torga.

No dia 11 tem lugar na antiga Lota de Portimão, “Jus ou a solidão da Justiça”, excertos da revisão da sentença de Cristo, por João Luís Gonçalves, a cargo do te-Atrito. No dia seguinte, este grupo apresenta, ainda naquela sala, a comédia de Jackues Prevert “O Retábulo das Maravilhas”.

A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve traz aos Cinemas de Portimão entre 14 e 16 de Novembro, “Dom Quixote”, texto do colectivo a partir de Cervantes e Luís Mourão.

Bem diferente é a proposta do dia 17, já que o Teatro Experimental da Mexilhoeira Grande exibe o melhor da revista à portuguesa “Mas que rica caldeirada”, que poderá ser visto no Centro Comunitário de Alvor.

Em 18 e 19 do corrente, no mesmo estilo, o Grupo de Teatro Boa Esperança recupera a sua revista carnavalesca “É Bicha a dar com o pau!”, com espectáculos marcados para a sala do Boa Esperança.

Outro agrupamento local, o TIPO – Teatro Infantil de Portimão, traz como atractivo a comédia de Pedro Santos “... E Dobraram as Tormentas”, que poderá ser vista nos dias 21 e 22 na antiga Lota. De referir que paralelamente ficará patente uma exposição itinerante sobre os Descobrimentos, intitulada “Tesouros do Mar”, de Manuela Rocha.

O Teatro Análise de Loulé encerra a programação com “O Marinheiro”, de Fernando Pessoa, drama que poderá ser apreciado na antiga Lota, no dia 23.

Todos os espectáculos da Mostra de Teatro, organizada pelo Município de Portimão, são de entrada gratuita e começam às 21h30.










Sem comentários: