sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Memórias de Mar no Padrão dos Descobrimentos



Conferência ,no próximo sábado , dia 18 de Outubro – Canoas do Brasil: aproximação etno-arqueológica preliminar, que integra o 3º Ciclo de Conferências Memórias do Mar - A Alma do Navio a decorrer actualmente no Padrão dos Descobrimentos, aos sábados de manhã, até finais de Novembro.


O Ciclo organizado pelo Arqueólogo Naval Jean-Yves Blot, procura dar a conhecer uma cultura marítima e fluvial de grande riqueza, em que se salientam as mais distintas tipologias, viva expressão da diversidade de soluções estruturais e das suas diferentes funcionalidades.
Do barco de pesca no Mar da Nazaré ao gigante de metal lavrando a vaga oceânica durante anos a fio, o navio constitui o desafio do homem perante um dos meios mais duros do planeta, realidade ilustrada pela imagem que serve de emblema ao presente ciclo.
No próximo sábado é a vez do actual director da Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática / IGESPAR, responsável pela coordenação de inúmeras missões arqueológicas em águas portuguesas e internacionais nos dar a conhecer o resultado de algumas das suas pesquisas.
Francisco J.S. Alves, o Arqueólogo que há quase três décadas se dedica à Arqueologia Náutica e Subaquática regressa esta semana da sua mais recente missão na Namíbia, onde procede à investigação de uma Nau portuguesa do séc. XVI recentemente descoberta.
O arqueólogo dedica assim a sua comunicação de sábado próximo a algumas das suas mais recentes descobertas e investigações operadas em território brasileiro.

Sem comentários: