sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Romance Histórico em Tertúlia na Byblos



TERTÚLIA Byblos
18 Outubro, 18h30
Ana Cristina Silva; Paulo Moreiras; Miguel Real (coordenação)
Romance Histórico


As nossas histórias, ou as histórias da nossa História. Ficção da realidade ou realidade que se conta de forma ficcionada, o romance histórico é um género que cada vez tem mais leitores. Entre o documento e a criação, entre o passado e o presente, um elo de ligação que apaixona e polemiza.
Este é o tema do primeiro módulo da Tertúlia Byblos, coordenado por Miguel Real, que começou na passada sexta-feira, dia 10, com a presença dos escritores João Aguiar e Sérgio Luís de Carvalho.
No próximo Sábado, 18, às 18h30, Ana Cristina Silva e Paulo Moreiras conduzem mais uma conversa em torno deste género literário.
No dia 31, Sábado, à mesma hora, dois nomes maiores da literatura portuguesa, José Jorge Letria e Fernando Campos, juntam-se para falar sobre a forma como encaram e produzem uma escrita própria na área do romance histórico.
Júlia Nery e Pedro Almeida Vieira fecham o primeiro capítulo desta Tertúlia, dedicado ao Romance Histórico, a 8 de Novembro, pelas 18h30.



A TERTÚLIA Byblos continua com um novo módulo Repensar Portugal: Ensaio e Romance Pós 25 de Abril, com duas sessões conduzidas pela Prof. Maria das Graças Moreira de Sá, nos dias 21 e 29 de Outubro, às 18h30.
A Tertúlia Byblos, para que todos estão convidados (entrada livre, por inscrição, até ao limite da lotação disponível), tem a coordenação geral de Annabela Rita, envolvendo várias instituições ligadas à escrita e à investigação universitária nos campos literário, cultural e artístico.
Promovendo o diálogo entre diferentes áreas disciplinares através de representantes seus, esta é a tertúlia que queremos efectivamente trazer até à Byblos: temas e obras provocando conversas em encontros que desejam ser um verdadeiro convívio entre escritores, investigadores e público. Com nomes consagrados da cultura portuguesa, mas também com jovens autores.



Até Julho próximo, a Tertúlia Byblos organizar-se-á como um ciclo feito de módulos temáticos que se interligam, cada um deles apresentado por um coordenador, que convidará um ou mais protagonistas para as diferentes sessões. Do romance histórico à literatura de viagens, dos mitos fundadores ao futuro da língua portuguesa e à lusofonia.
Em contra-luz relativamente à cultura portuguesa, em ciclos mensais, outras culturas serão convocadas, favorecendo a reflexão e o debate sobre identidade e alteridade.


Dando espaço privilegiado às letras do Brasil, de Angola, Moçambique, entre outros países de expressão lusa, para além de outras literaturas que mereceram programas especiais na Byblos, como os já previstos sobre os autores norte-americanos e franceses.



Sem comentários: