sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Eça de Queirós e Manuel Lopes evocados na Póvoa de Varzim



Numa noite em que as atenções se centraram no futebol, a Biblioteca Municipal foi local de recordações e homenagens a dois homens das Letras, Eça de Queirós e Manuel Lopes, na sessão de apresentação de dois livros de Dagoberto Carvalho Júnior.


Eça de Queirós porque é na bibliografia deste grande escritor português que se concentram as publicações de Dagoberto Carvalho Júnior e Manuel Lopes porque para além de partilhar com o escritor brasileiro o gosto por Eça, foi ele o elo de ligação entre este e a Póvoa de Varzim.

Esta amizade é testemunhada em A Boa Mesa de Eça de Queiroz, um dos livros apresentados, na crónica “Tributo a Manuel Lopes”: “Pela amizade que nos prendeu, a partir de 1995, ano em que nos conhecemos – através do jornalista Celso Pontes – quando fez a apresentação pública, em festa que organizou, nos Paços de seu Concelho, de A Cidadela do Espírito, a cuja edição portuguesa dedicou parte do seu precioso tempo”.


A 2ª edição desta obra foi também ontem apresentada, na Biblioteca Municipal, e inclui um prefácio de Manuel Lopes, no qual se pode ler “Para Dagoberto Carvalho Júnior o final da caminhada é simbolizado pela redescoberta de um retábulo maneirista que Eça de Queiroz teria conhecido e admirado, não se adivinhando porque estranhos desígnios o não tenha transfigurado nas igrejas dos seus romances”.

Mas o contributo do ex-Director da Biblioteca não se ficou pelo prefácio, como revelou Dagoberto Carvalho Júnior, “ele comprometera-se com o projecto como um todo: a edição, o prefácio e a selecção de ilustrações, a partir da rica exposição de arte sacra que “assinou” para o lançamento da 1ª edição na Póvoa”.

A este propósito, Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura referiu que “É um pouco o ressuscitar de Manuel Lopes”, manifestando também o orgulho em ter alguém como o Dagoberto Carvalho Júnior a falar de Eça de Queirós, um clássico e, cada vez mais, um escritor universal, na Póvoa de Varzim.

Assinalando a presença invisível de uma amigo comum desaparecido, a Dr.ª Conceição Nogueira também prestou uma sentida evocação a Manuel Lopes, “sempre presente neste espaço, que era a sua casa” e saudação ao médico e escritor Dagoberto Carvalho Júnior em quem encontra a “imagem e saudade de Manuel Lopes a unir-nos”.

Por isso mesmo, a actual directora do Boletim Cultural informou que o próximo volume da publicação, número 42, irá incluir um testemunho do escritor brasileiro sobre Manuel Lopes em quem reconhece “notório saber aurido na universidade da vida e na erudição das bibliotecas”.

Sem comentários: