segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O Primeiro Festival da Cherovia na Covilhã


A BANDA da COVILHÃ APRESENTA:
1º FESTIVAL da CHEROVIA
COVILHÃ – CAPITAL NACIONAL da CHEROVIA
9-10-11-12 de Outubro 2008
Programa Cultural, Educativo e Gastronómico

Quantas vezes ouviram falar na importância de preservar a biodiversidade, as espécies autóctones, as tradições da terra, etc… A cherovia é sem dúvida um excelente exemplo da forma como desprezamos o que de melhor a nossa terra nos dá.
Por outro lado encontramos uma óptima oportunidade de recuperar uma cultura que nos oferece um legume fantástico, tanto pelo seu aroma e sabor, como pelas suas propriedades.

É nesse sentido que a Banda da Covilhã com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã apresenta o 1º Festival da Cherovia – Covilhã 2008.
Cherovia (Pastinaca sativa), também conhecida por cherivia, cheruvia ou pastinaga.


A cherovia é uma planta pertencente à família da Apiaceae, plantas Angiospérmicas (plantas com flor).

A esta família pertecem ainda a cenoura, a salsa, o aipo, os coentros e o funcho. Quem descobre a cherovia, rapidamente se apaixona por este legume, de fácil preparação e simples utilização na cozinha, desde sopa, saladas, legumes salteados, frita, puré, etc…O seu intenso sabor, muito agradável, passeia-se pelos paladares da salsa e cenoura, embora mais intenso e há quem diga que o seu aroma tem algo parecido com o cheiro a coco.

O Cultivo da cherovia remota aos tempos da Eurásia, antes do uso da batata, sendo que esta ocupava o seu lugar.
É curioso analisarmos este facto, pois a introdução da batata no Sex. XVI pelos espanhóis na Europa veio retirar progressivamente espaço à cherovia na nossa alimentação. A esse facto, não será seguramente alheio, o facto de a batata ser uma cultura mais produtiva.
Em termos nutritivos a cherovia acaba por ser mais rica em vitaminas e sais minerais do que a cenoura, sendo que se destaca essencialmente pela quantidade de potássio, fósforo, vitamina A, vitamina B e ainda algum valor calórico.

Tradicionalmente a cherovia em Portugal é cultivada na zona da Serra da Estrela, sendo contudo possível o seu cultivo noutras zonas do país.

Esta planta no entanto não cresce em climas quentes e necessita da geada para desenvolver o seu sabor.
Pelo tipo de raiz que é, a cherovia prefere terrenos arenosos e/ou limosos. Terrenos argilosos ou pedregosos dificultam o seu crescimento, provocando raízes deformadas e de pequeno tamanho. Finalmente deixamos o desafio de experimentar. Teremos todo o gosto em apresentar a cherovia e ensinar como a introduzir na sua cozinha diariamente. Estará assim a contribuir para uma alimentação mais variada e rica, para além da preservação da biodiversidade.

RECEITA: Dadas as suas características, devem ser cozidas em água e sal e cortadas em fatias finas, no sentido longitudinal, temperando-se com sal e sumo de limão. Em seguida, passam-se por um polme, feito com ovo e farinha, fritas em azeite ou óleo e servem-se.

VALOR NUTRITIVO em 100g: Glúcidos: 19 g - 55 kcal, 230 kJ - Fósforo: 360 mg -Fibra: 2g - Ferro: 0,7 mg - Sódio: 12 mg - Potássio: 541 mg - Vitamina A: 30,0 UI - Tiamina: 0,08 mg - Riboflavina: 0.09 mg - Niacina: 0,2 mg - Vitamina C: 16 mg

CONCURSOS:

A Direcção da ARMC - Banda da Covilhã leva a efeito o 1º Festival da Cherovia – Covilhã 2008 de 9 a 12 de Outubro no Jardim Público da Covilhã.

No âmbito do mesmo, terá lugar o 1º Concurso Gastronómico – “Cherovia no Prato” e 1º Concurso “Maior Exemplar”.
Gostaríamos de contar com vossa participação nos CONCURSOS.
1 - O prato confeccionado será apresentado no dia 12 (domingo) pelas 15:00 a um júri, que atribuirá uma classificação.
Haverá um prémio para o 1º Classificado, bem como Diplomas para todos os participantes. Deverá entregar o prato confeccionado na tenda (Jardim Público até às 14:45).

2 – Para o concurso “Maior Exemplar” – cada participante deverá levar a sua cherovia no domingo (dia 12) até às 14:45.
O Júri terá uma balança em que a cherovia que pesar mais receberá o 1º prémio.

Todos os participantes receberão um Diploma.
Caso queira participar, deverá indicar o nome do estabelecimento comercial, e contacto para o telefone 914905596 ou dirigir-se ao Festival.

QUANTO ao PROGRAMA CULTURAL/RECREATIVO:

Quinta-feira – Dia 9

17:00 – Abertura Oficial do Festival – Visita à exposição e prova de cherovia. Momento Musical.
23:00 – Actuação da Desertuna
00:00 – Noite Académica - DJs

Sexta-feira – Dia 10

10:00 – 17:00 – Visitas Guiadas à exposição pelas Escolas da Cidade, jogos e outras actividades.
22:30 – Actuação do Ilusionista – Rui Bouquet
23:30 - Actuação da TunaMus (Tuna de Medicina)
00:30 – Festival de Karaoke

Sábado – Dia 11

16:00 – Colóquio – Eng. Agostinho Ferreira – Escola Profissional QT.ª da Legiosa.
22:30 – Animação com grupo de música popular
23:30 – Baile à Moda Antiga com LEONEL NUNES – O Homem do Garrafão

Domingo – Dia 12

16:00 - 1º Concurso – Cherovia no Prato (prova pelo júri) com participação dos restaurantes da Cidade e 1º Concurso – Maior Exemplar
17:30 – Momento Musical e Entrega de Prémios
19:00 – Encerramento

Sem comentários: