segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Hoje, no Museu da Música, Trovas do Sertão Brasileiro




ELOMAR – TROVAS DO SERTÃO BRASILEIRO

O Museu da Música abre excepcionalmente na próxima segunda-feira para acolher um concerto de Elomar, um dos mais importantes compositores brasileiros da Bahia. Acompanhado da sua voz e violão, Elomar partilhará o palco com o Maestro João Omar no violão clássico, naquela que é uma iniciativa conjunta da Associação Cultural ETNIA e da Fundação Casa dos Carneiros, em parceria com o Museu da Música.




ELOMAR FIGUEIRA MELLO tem vindo a retirar da cultura baiana os elementos chave do seu cancioneiro e das suas composições eruditas.

Cantor, compositor e "violonista" com mais de 300 músicas gravadas em 15 discos (5 dos quais a solo e 10 com participações em discos de outros artistas), tem uma vasta obra escrita para instrumentos sinfónicos, música de câmara, solística, operística e concertante.

Com o disco "Na Quadrada da Águas Perdidas" recebeu o prémio da crítica de melhor disco da década de 70, pela APCA (1980) e com "Dos Confins do Sertão" recebeu o prémio de melhor disco estrangeiro não europeu no festival Ibero-americano de 1987, na Alemanha.

Ainda que não se sinta ligado ao "mundo erudito" por excelência, mais precisamente ao mundo académico que reclama para si a propriedade do saber, Elomar é pesquisador da música secular, das festas populares do Brasil nordestino e caboclo.

Procura no samba tradicional, na chula e nos géneros da cantoria nordestina a expressão da "brasilidade".

Na obra, organiza, remodela e estiliza a cultura popular, consolidando-se como artista que influencia toda uma geração de cantores e cantautores da música nordestina.


Hoje, pelas 21,30 no Museu da Música.

Sem comentários: