quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Museus abertos à noite! Aproveite! Consolide a sua cultura!


Museus de Lisboa ganham vida à noite


Os museus da zona ribeirinha de Lisboa alargam o horário até à meia-noite, a 7 e a 14 de Agosto (quintas-feiras), sendo a entrada gratuita.

A iniciativa insere-se no âmbito do programa de actividades culturais e de entretenimento do Festival dos Oceanos.
Entre os museus que aderiram à iniciativa contam-se o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Nacional da Arqueologia; o Museu Nacional dos Coches, o Museu Colecção Berardo e o Museu da Electricidade, em Belém; o Museu da Marioneta, em Santos; O Panteão Nacional, em Santa Apolónia; o Museu de Arte Antiga, nas Janelas Verdes (Alcântara); e o Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações.
A programação dos dois dias vai dinamizar a zona oriental de Lisboa, reabilitada aquando da EXPO’98 e a zona ocidental, junto à entrada do rio Tejo no Atlântico.
Classificado como Património Mundial pela UNESCO, pela beleza arquitectónica e ligação histórica à época dos Descobrimentos Portugueses, e eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal, o Mosteiro dos Jerónimos localiza-se em Belém.

Poderá usufruir do belíssimo Claustro e visitar a exposição comemorativa dos seus 500 anos “Um lugar no tempo”.
Contíguo ao Claustro do Mosteiro dos Jerónimos é possível visitar o Museu Nacional de Arqueologia e conhecer as exposições permanentes, Tesouros da Arqueologia Portuguesa e Antiguidades Egípcias.

Pode-se ainda visitar as exposições temporárias Religiões da Lusitânia, Sit Tibi Terra Leuis e Impressões do Oriente, De Eça de Queiroz a Leite de Vasconcelos, exposição comemorativa do 150º aniversário do nascimento de José Leite de Vasconcelos, fundador e primeiro director do museu.
O Museu Nacional dos Coches, situado junto ao Palácio da Presidência da República, expõe uma colecção única no mundo de viaturas reais do século XVII a finais do século XIX.

O museu terá em destaque o Coche dos Oceanos, um veículo do século XVIII que fez parte do cortejo da embaixada enviada ao Papa Clemente XI.
Também em Belém, encontramos a Colecção Berardo - reconhecida a nível mundial como uma colecção de arte moderna e contemporânea de enorme significado, expressiva dos principais movimentos artísticos internacionais do século passado.

O Museu Colecção Berardo apresenta ainda várias exposições temporárias, como é o caso da exposição de Le Corbusier, Arte da Arquitectura que já recebeu mais de 53.000 visitas.
Junto ao Tejo, em Belém, o Museu da Electricidade abre as portas do seu jardim e esplanada exterior, sugere a fruição do seu edifício monumental, património classificado, e convida à visita da antiga Central Tejo, à experimentação interactiva da electricidade e das energias renováveis e às exposições.
À sua espera no Museu estão Maria Callas, A Exposição de Lisboa, 50 anos depois da Traviata de Lisboa, e Vieira da Silva Arpad Szenes e o Castelo Surrealista e ainda a exposição fotográfica A Noite e o Dia.

O Museu Nacional de Arte Antiga, na bela Rua das Janelas Verdes, possui importantes colecções de Pintura, Escultura, Desenho e Artes Decorativas, portuguesas e internacionais, do século XIII até cerca de 1850.
Instalado primeiro no antigo Palácio Alvor foi-lhe anexado na década de 1940 um novo edifício para expor a Arte Portuguesa.
As salas de exposição do Palácio Alvor, dedicadas à Arte Europeia, estarão abertas aos visitantes, onde poderão apreciar, entre muitas outras obras-primas, as pinturas de Jeronimus Bosch, Albrecht Dürer, Lucas Cranach, as belas esculturas cerãmicas dos Della Robbia, ou o sumptuoso serviço de prata do ourives Thomas Germain, encomendado pelo nosso rei D. José I.

Estará, igualmente, aberto o restaurante e o jardim do Palácio, com vista sobre o Tejo, onde poderá ouvir a musica que escolher.
No Museu da Marioneta o visitante é convidado a viajar ao mundo fantástico das marionetas, provenientes de diversas partes do mundo e de várias culturas.
O espólio é constituído também por adereços de cena, teatros, exemplares de maquinaria de cena, vestuário, cenários, entre outros.
Poderá ainda visitar a Exposição “You can’t go home again… ou a revolta dos Manequins” (no dia 7); a “Mostra Fotográfica – Noite” (nos dias 7 e 14) e assistir ao espectáculo de música acústica “Metafotos” (no dia 14 às 21h30).
O Panteão Nacional, que se ergue sobranceiro à zona histórica da cidade e ao Tejo, é uma referência na imagem de Lisboa.

A sua origem remonta ao século XVI com a construção da primeira igreja de Santa Engrácia, só terminando em meados do século XX.

Apesar de uma longa e atribulada história de quase 400 anos - que originou a expressão “Obras de Santa Engrácia” como algo de difícil ou improvável conclusão - manteve, no essencial, o projecto barroco do século XVII, sendo considerado um dos seus mais belos exemplares.
Desde 1966 acolhe e homenageia algumas das grandes figuras da história portuguesa recente.
O Pavilhão do Conhecimento é um espaço interactivo dedicado ao conhecimento científico, com o objectivo de tornar a ciência acessível a todos através da experimentação.

Além de grandes exposições temáticas, quem visitar o Pavilhão do Conhecimento pode participar em diversas iniciativas de carácter educativo.

O Festival dos Oceanos é uma iniciativa do Turismo de Lisboa, a que este ano se associa às comemorações dos dez anos da Exposição Mundial de Lisboa – EXPO´98.
A Zona Ribeirinha de Lisboa, entre o Parque das Nações e Belém, passando pelo Centro Histórico, usufrui, entre os dias 2 e 16 de Agosto, de um programa recheado de eventos de cultura, desporto e entretenimento na Zona Ribeirinha de Lisboa.

Sem comentários: