quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Magalhães de novo na RTP2

NOS PASSOS DE MAGALHÃES







Durante o mês de Agosto todas as 4ª e 5ª feira é possível rever a série Nos Passos de Magalhães, a série relatada por Gonçalo Cadilhe que seguiu a vida e as viagens de Fernão de Magalhães, o maior navegador português da História da Humanidade


23h30 -

NOS PASSOS DE MAGALHÃES



Ao longo de sete meses, percorrendo 15 países e atravessando três oceanos, Gonçalo Cadilhe seguiu a vida e as viagens de Fernão de Magalhães, o maior navegador português da História da Humanidade.

Da luminosidade equatorial das ilhas Molucas ao vento gelado da Patagónia, dos caminhos medievais de Espanha aos monumentos coloniais das Filipinas, da Lisboa de D. Manuel I ao Marrocos português de quinhentos, seguimos Gonçalo Cadilhe numa moderna e trepidante volta ao mundo.

Com a imprescindível mochila às costas e o polegar estendido, apertado nos autocarros precários do terceiro mundo ou sentado em tascas onde o prato do dia é cão esquartejado com molho de malaguetas, Gonçalo Cadilhe propõe-nos um documentário algures entre um programa de viagens e um programa de História universal, com uma abordagem divertida, despretensiosa e informada.

A versão televisiva “Nos Passos de Magalhães” resultou de uma ideia de Daniel Deusdado e Nuno Artur Silva, a partir da viagem desenhada por Gonçalo Cadilhe.

Uma expedição que se tornou numa singular série televisiva de oito episódios nunca antes realizada.

Cinco séculos depois, o feito de Magalhães continua – apesar de considerado um dos mais notáveis de toda a história da navegação – relativamente pouco explorado.

Gonçalo Cadilhe segue a rota do navegador, mostra as terras e as gentes que ele terá visto e revela-nos quem era o homem que realizou a primeira viagem de circum-navegação.


No programa de hoje

Em 1505, o jovem soldado Fernão de Magalhães embarca na armada que inaugura a pretensão de erguer um império português no Índico.

O nome de Magalhães sai do anonimato na conquista e colonização de algumas cidades da costa oriental africana.

E nós vamos conhecê-las.

Sem comentários: