quarta-feira, 18 de junho de 2008

Aumento de custos obriga ao cancelamento de espectáculos pela Companhia de Teatro do Fundão


A companhia Teatro Azul, de Salgueiro, Fundão, decidiu suspender até ao fim do mês de Setembro os espectáculos itinerantes devido ao aumento do preço dos combustíveis, disse Nuno Miguel Henriques, director da Companhia.

Aquele responsável disse já ter pedido uma audiência ao ministro da Cultura para expôr a situação e pedir " medidas justas de apoio para quem trabalha".

Entre elas, Nuno Miguel Henriques defende " isenção nas portagens e combustiveis a valores reduzidos, para quem descentraliza a cultura em Portugal".

Nos últimos cinco meses, o Teatro Azul fez mais de 70 espectáculos em todo o país, " deslocando três viaturas com artistas, técnicos, cenários, adereços e material de luz e som", disse, adiantando que os custos com combustiveis e portagens ( classe 2 ) têm oscilado entre os 500 e os 1000 euros para as deslocações mais afastadas, tendo como ponto de partida a aldeia de Salgueiro ( Fundão).

Aqueles custos passaram a absorver " mais de metade das receitas", o que obrigou a companhia a suspender a actividade itinerante até Setembro.

" Ficam sem trabalho pelo menos sete colaboradores, entre artistas e técnicos", acrescentou Nuno Miguel Henriques.

" Há orçamentos acordados há um ano, em que combinámos com câmaras e associações um determinado preço por espectáculo, que agora já não cobre tudo o que estava previsto", disse, acrescentando: " não sabemos se ao lado do cachet não vamos colocar taxas de combustiveis".

Segundo Nuno Miguel Henriques, os membros da companhia ainda não sabem o que vão fazer a partir de Setembro, sublinhando que " noutros paises, os agentes de manifesto interesse cultural têm benefícios, tais como descontos em portagens, combustiveis ou fiscalidade mais favorecida".

" Em vez de subsídios a fundo perdido, devia haver apoios como estes às entidades que trabalham", defendeu, em declarações à Agência Lusa, para quem faria sentido, em Portugal, a criação de estruturas que apoiem as companhias teatrais, como " uma central de compras do Ministério da Cultura para equipamentos deluz e som, entre outros serviços, aos quais possam recorrer essses agentes culturais reconhecidos".


Sem comentários: