quarta-feira, 18 de junho de 2008

A cidade de Serpa recebe o Reino dos Documentários!


VITTORIO DE SETA EM DESTAQUE

NO REINO DOS DOCUMENTÁRIOS EM SERPA


A obra do cineasta italiano Vittorio De Seta, considerada " uma das mais poderosas" do cinema europeu do século XX, vai estar em detaque no sexto seminário internacional sobre cinema documental Doc's Kingdom em Serpa.


O " reino dos documentários" organizado pela APORDOC - Associação pelo Documentário, vai decorrer ao longo de uma semana no cine -teatro da cidade alentejana de Serpa, incluindo a exibição de 33 filmes de 19 cineastas portugueses e estrangeiros.


O Doc's Kingdom apresenta~se como um retiro onde os documentários funcionam como pretextos para pensar os caminhos do cinema documental, segundo explicou o realizador Nuno Lisboa, programador do seminário.


Trata-se de " uma oportunidade única para ver filmes e falar sobre eles com os seus realizadores, através de conversas informais que permitem descobrir melhor os filmes e mergulhar nos universos pessoais dos autores" acrescentou.

A edição deste ano, precisou Nuno Lisboa tem como tema geral " a paisagem e o trabalho do tempo" o que permite ver a paisagem natural e social.


O Doc's Kingdom conta este ano com as presenças de cineastas estrangeiros, como o francês Jean-Claude Rousseau e o norte- americano James Benning, e portugueses, como João Mário Grilo e Miguel Gomes, que irão falar dos filmes após a sua exibição.


A exibição do filme " Pour le Mistral" ( 1965) do francês Joris Ivens marca o pontapé de saída do seminário.

Com mais de 18 filmes e documentários realizados desde 1961, Vittorio De Seta, que " construíu uma das mais poderosas obras cinematográficas sobre o homem e o seu meio geradas pelo cinema europeu na segunda metade do sé culo XX" frisou Nuno Lisboa, vai " dominar o reino dos documentários".
O seminário vai exibir " Banditi a Orgosolo" ( 1961), a primeira longa metragem do cineasta italiano, agora com 84 anos, e ainda as 10 curtas metragens sobre " as dificeis condições devida e dos trabalhadores da Sicília e da Sardenha".

O "Tapete Voador" de João Mário Grilo será o primeiro filme português a ser exibido no Doc's Kingdom.

O cinema de James Benning vai estar em destaque através da exibição de dois filmes dos quais se destaca " One way Boogie/27 Years later", que junta dois documentários sobre o vale industrial do Milwaukee, nos Estados Unidos da América do Norte.

O seminário termina com a exibição do filme Partie de Campagne ( 1936-46), considerado a obra-prima do realizador francês Jean Renoir e baseado numa novela do escritor e poeta francês Guy de Maupassant.




Sem comentários: