sexta-feira, 2 de maio de 2008

MTV Exit em campanha



Radiohead associa-se à campanha

MTV Exit na luta contra

o tráfico e a exploração humana



A campanha MTV Exit - End Exploration and Trafficking – e os Radiohead formaram uma parceria exclusiva e sem precedentes na história da música para produzir um vídeo para o single ‘All I Need’, que estreou ontem, dia 1 de Maio, em todo o mundo.



Produzido pela Fundação MTV Europe, este vídeo, que pretende chamar a atenção para o problema do tráfico e da exploração humana, está disponível na MTV mundial em todos os meios, incluindo download pela Internet e pelo telemóvel.

A MTV Portugal irá transmiti-lo até dia 11 de Maio.


Lançada na Europa em 2004, a campanha MTV Exit foi criada para alertar consciências e aumentar a prevenção relativamente ao tráfego humano entre a juventude europeia, um negócio que rende às redes criminosas muitos milhões de euros por ano e em todo o mundo.

Este projecto, entretanto alargado também ao problema da exploração humana, já contou com a colaboração de Angelina Jolie e dos REM, aos quais se junta agora a mítica banda de Thom Yorke.
O vídeo do tema ‘All I Need’ - que pertence ao álbum ‘In Rainbows’ - foi filmado na Austrália pelo prestigiado realizador Steve Rogers e realça a importância do envolvimento global na luta contra o tráfego humano.

Neste trabalho, é feito também um paralelismo entre o quotidiano de uma criança de uma região desenvolvida e de uma criança obrigada a trabalhar numa fábrica ilegal, tendo em conta o alargamento desta campanha ao tema da exploração de trabalho infantil. “É com muito orgulho que voltamos a falar sobre o MTV Exit. Desde 2006 que estamos a trabalhar no conceito ‘End Exploration and Trafficking’, e não só ’ Trafficking’ como no início do projecto. Neste caso, o vídeo conta uma história de exploração ao som dos míticos Radiohead”, afirma Lorenzo De Stefani.

Segundo Bill Roedy, vice-presidente da MTV Networks, “estamos sempre à procura de mais maneiras criativas e inovadoras para falar com a nossa audiência sobre estes assuntos chave e aspiramos a criar consciência através desta campanha altamente visual sobre o tráfego humano.

O tráfego é um crime que viola os direitos básicos das suas vítimas: o direito à liberdade, igualdade e dignidade.

Desejamos apoiar e advogar esses direitos e dar voz ao nosso público, através de iniciativas como a MTV Exit e outros projectos MTV”.
“Acho bem que a MTV aborde este assunto. O vídeo é uma obra poderosa e espero que a emoção da canção ‘ataque’ as pessoas no contexto dessas imagens de exploração. Estou orgulhoso que a música e o vídeo ajude a criar consciência desse assunto mundialmente”, afirma Thom Yorke, vocalista dos Radiohead.
A parceria dos Radiohead com a MTV Exit vai estender-se para além deste vídeo: em cada um dos concertos da futura digressão da banda na América, Europa e Ásia, jovens activistas de organizações de anti-tráfego locais distribuirão informação sobre este drama que afecta o mundo inteiro.

A história deste projecto

A campanha MTV Exit foi inaugurada em Novi Sad (na Sérvia), em Julho de 2004, tendo tido bastante visibilidade através do Exit Festival, um projecto que resultou da colaboração entre a MTV e outras ONG’s, e que envolveu alguns artistas mundialmente conhecidos. Mais de 150.000 pessoas assitiram a actuações ao vivo de estrelas como Iggy Pop, Massive Attack, Cypress Hill, Goldfrapp, e ainda um leque de DJ’s de nível internacional.
Foi distribuído material de alerta e prevenção por activistas e grupos anti-tráfico de mulheres às pessoas que assitiram ao festival. O MTV European Channel, que é transmitido em mais de 15 países da Europa de Leste, fez um programa de uma hora sobre este festival realizado em 2004, tendo sido incluídas actuações ao vivo, entrevistas com artistas e outras informações sobre o tráfico de mulheres.
Em 2005, a galardoada actriz e Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados Angelina Jolie juntou-se à MTV Exit, apresentando o documentário ’Inhuman Traffic’ sobre o tráfico sexual de mulheres que chegou a mais de 146 milhões de lares em todo o mundo.
www.mtvexit.org

Sem comentários: