sexta-feira, 4 de abril de 2008

Os eslovenos "Laibach " actuam em Braga

“LAIBACH”
BANDA ESLOVENA APRESENTA “VOLK”

EM EXCLUSIVO





“Volk”, palavra alemã que significa povo ou nação, é o título do novo trabalho dos eslovenos “Laibach”, que a 5 de Abril (22h00) se apresentam em concerto exclusivo no Theatro Circo.

Em “Volk”, a banda que já se encontra no activo desde a década de oitenta e que foi erroneamente identificada com o neofascismo devido ao guarda-roupa e símbolos com que subia ao palco, inclui uma perspectiva muito particular de 14 países através dos seus hinos, símbolo maior de todas as nações.

Misturando instrumentos de cordas, electrónica e música industrial, contraponto sobre o qual a banda sempre construiu as suas composições, os “Laibach” adornam cada hino, interpretado, no seu próprio idioma, por cantores representantes de cada país, com comentários em inglês.


Com a interpretação dos temas “Germania”, “America”, Anglia, “Yisr’el” “Slovania”, “Vaticanae” ou “NSK” (Neue Slowenische Kunst, Estado de carácter ideológico que formaram em 1984), entre outros temas, os “Laibach” afirmam ter como objectivo para este décimo segundo trabalho uma «abordagem pertinente ao contexto político actual, deixando uma mensagem de alerta para as gerações futuras».
Nunca se acomodando ao rótulo de simples banda musical, o colectivo esloveno propôs-se, desde a sua formação em 1980, a derrubar barreiras não só físicas, mas acima de tudo, mentais e ideológicas.


Caracterizados por um estilo industrial, que, ao longo dos anos, assimilou outras tendências, os “Laibach”, que preferem ser conhecidos pelo nome do projecto, deixando para segundo plano as identidades individuais dos seus membros, distinguem-se pela controversa dimensão política que imprimem a todos os projectos.
Com a primeira actuação cancelada pelas autoridades devido à ostentação de símbolos polémicos e mantidos, pelos serviços militares, longe dos palcos até 1981, os “Laibach”, afirmam-se, perante as acusações de fascistas, «tão fascistas quanto Hitler foi pintor».
Actuando pela primeira vez em Liubliana, capital da Eslovénia, em 1982, a banda apresenta-se em palco com a sua já inconfundível postura radical e prossegue com espectáculos por toda a Jugoslávia.


Após uma polémica primeira apresentação televisiva, altamente censurada pelas autoridades, os “Laibach” dedicam-se à digressão “Occupied Europe Tour” que os levou a 16 cidades de 8 países da Europa Ocidental e de Leste.

Nos anos que se seguiram, prosseguiram com o seu projecto, embora constantemente envolvidos num jogo de “gato e rato” com várias autoridades.
A polémica em torno das suas tendências políticas, designadas de comunistas por uns e de fascistas por outro, só aumentou, contudo, o interesse generalizado em torno dos seus projectos musicais.
Em estúdio, a banda estreia-se em 1983 com o lançamento em formato cassete de “Last Few Days”, a que se seguem álbuns como “Rekapitulacija 1980-1984”, primeiro trabalho editado internacio-nalmente, ou “Opus Dei”, projecto que inclui versões de “One Vision”, dos Queen, e “Life is Life”, da banda “Opus”, aqui transformada numa marcha militar.


Em 1989, os “Laibach” entraram pela primeira vez nos Estados Unidos para uma digressão com 16 datas agendadas, a que se seguiu uma digressão pela Jugoslávia, país onde não actuavam, entretanto, desde que Slobodan Milosevic ascendeu ao poder.
Com as alterações políticas ocorridas na Europa e as intervenções da NATO em diversos focos de conflito, reúnem inspiração para lançar o álbum “NATO” (1994), em que introduzem versões de “In the Army Now”, dos “Status Quo”.

Após vários anos de dedicação a projectos paralelos, designadamente a colaborações com músicos de electrónica da Eslovénia, género que ajudaram a consolidar, os “Laibach” reaparecem em 2003 com “WAT”, álbum que regressa com o típico som da banda, centrando-se em temáticas como a guerra no Iraque, anti-semitismo, terrorismo e as crises do mundo moderno e que intensifica a análise que o polémico colectivo faz sobre as traumáticas relações entre música e poder, arte e ideologias, vida e morte.

Os ingressos, a 20 euros, estão disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.

Sem comentários: