sexta-feira, 4 de abril de 2008

Exposição teatro e arquitectura no TAGV

8 a 30 de Abril



Teatro e Arquitectura
Ciclo de exposições, conferências e visitas à obra
Teatro Municipal da Guarda, Carlos Veloso
Inauguração da exposição no dia 8, às 18h00, seguida de conversa com a presença de Carlos Veloso e de Américo Rodrigues (director do Teatro Municipal da Guarda)


O Teatro Municipal da Guarda do arquitecto Carlos Veloso revela influências evidentes da nova arquitectura helvética. Mas, a partir deste ponto, o edifício faz o seu próprio percurso. Partindo de uma resposta só aparentemente formal, o projecto revela um cuidado extremo na formulação de percursos, exteriores e interiores, que criam uma evidente qualidade da experiência física na visita ao lugar e o afastam, em absoluto, de qualquer possibilidade de leitura meramente retórica e formalista da solução.
Para responder à grande massa de construção que o programa de concurso pedia, Veloso desdobrou o programa em dois edifícios, autónomos e diferenciados, implantados a cotas diferentes, de forma a vencer o grande declive do terreno e impondo uma total autonomia formal na relação com a envolvente. São duas estruturas de obsessivo rigor e pura geometria. O edifício principal, que contém os dois auditórios e serviços administrativos, e um outro edifício, de menor dimensão, que integra o café-concerto e uma galeria de exposições.
Mais do que a criação de dois notáveis edifícios, o que impressiona nesta obra é a ideia de criação de um lugar. Daí que, a imagem que melhor define o conjunto é a da criação de uma acrópole. CARLOS ANTUNES




Concepção e programação Carlos Antunes e Manuel Portela
Produção TAGV
Visita guiada ao Teatro Municipal da Guarda por Carlos Veloso (data a confirmar)
Nota: a realização da visita depende de um número mínimo de 20 inscrições.
Horário
Segunda a sexta: 10h00-12h30, 14h00-22h00
Sábado: 14h00-22h00
Domomingo: encerrado
Café-Teatro
Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Sem comentários: