quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Athol Fugard e a sua "Canção do Vale" estreia no D.Maria II

CANÇÃO DO VALE

de ATHOL FUGARD

ESTREIA A 6 NOVEMBRO





O Teatro Nacional D. Maria II estreia, no dia 6 de Novembro, na Sala Estúdio, “Canção do Vale”, de Athol Fugard, numa produção do Teatro dos Aloés.

Actualmente considerado um dos mais importantes dramaturgos contemporâneos, Athol Fugard é o autor sul-africano mais reconhecido em todo o mundo, símbolo de resistência artística na história do Apartheid.
A sua obra tem conhecido algumas representações em Portugal, destacando-se a encenação de José Peixoto de “A Lição dos Aloés” ou ainda “Playland” (enc. Rogério Vieira), “O Caminho para Meca” (enc. João Lourenço) e “Olá e Adeus” (enc. Luís Miguel Cintra / RTP).
A primeira apresentação de “Canção do Vale” ocorreu em 1995, em Joanesburgo, dirigida e representada por Athol Fugard que encarna duas personagens: o Autor, a figura modelo do próprio Fugard e Abraam Jonkers, em representação da “velha” África do Sul.“

"Canção do Vale” é uma história sobre a passagem da esperança de uma geração para outra, apesar dos dramas humanos vividos pelos sul-africanos na era pós-Apartheid.



tradução PAULO EDUARDO CARVALHO
encenação JORGE SILVA

cenografia e figurinos ANA PAULA ROCHA
música original FILIPE MELO
desenho de luz CARLOS GONÇALVES
com CARLA GALVÃO JOSÉ PEIXOTO
produção TEATRO DOS ALOÉS

Sem comentários: