quarta-feira, 5 de novembro de 2008

" Braga à Mesa" uma iniciativa da C.M.de Braga


"BRAGA À MESA" DIVULGA "RECEITAS DA AVÓ"


"Receitas da Avó" é o tema para a palestra que a Câmara Municipal de Braga, através do seu Pelouro das Actividades Económicas e Turismo, promoveu no passado dia 4, no Posto Municipal de Turismo, à Avenida Central.

Integrada no programa "Braga à Mesa", a iniciativa – primeira de uma série – teve como oradora Margarida Araújo, que se propõe divulgar «as receitas e pratos que são um legado de família e do ambiente em que cresceu, concretamente na Quinta da Eira, em Tibães, e na Casa do Raio».

Professora aposentada, que leccionou no Liceu Carolina Michaelis e na Escola Secundária Clara de Resende, Margarida Gomes Araújo apresenta, assim, «um conjunto riquíssimo de receitas», não só de pratos básicos, mas igualmente de sobremesas, tendo em conta que estamos perante alguém que venceu, por exemplo, o primeiro prémio de um concurso de doçaria tradicional promovido em 1997 pela então Comissão Regional de Turismo do Verde Minho.

Algumas das suas receitas foram já postas à prova em eventos organizados pelo Museu do Mosteiro de Tibães, em Braga.

Depois de "As Receitas da Avó", o "Braga à Mesa" tem agendada nova palestra para 13 de Novembro, com o chefe Hélio Loureiro, sobre "A evolução da gastronomia tradicional".

Segue-se-lhe Henrique Moura, a 18 de Novembro, que fala da "Importância da gastronomia de qualidade no turismo".

Manuel Pinheiro, a 25 de Novembro, sobre "A Região dos Vinhos Verdes"

António Ramalho, a 28 de Novembro, sobre "Produtos locais na gastronomia".


"Braga à Mesa" é uma iniciativa de âmbito gastronómico e enológico que visa «potenciar o desenvolvimento das actividades económicas, nomeadamente as instaladas no centro histórico, associadas à restauração e ao comércio».

Esta segunda edição, em curso até 30 de Novembro, apela a uma relação entre a gastronomia e as unidades museológicas da cidade, sob a marca "Conheça os Museus de Braga por um Menu".

«A História faz-se de grandes mulheres e homens, de grandes feitos e também… de grandes comidas e alegres convívios à volta de uma mesa. Este ano, a iniciativa ganha ainda mais força através de uma associação com os museus da cidade. Assim, depois de uma excelente refeição, os comensais são presenteados com um vale desconto de 50% na entrada de um museu à sua escolha», explica a Vereadora das Actividades Económicas e do Turismo, Ana Paula Morais.

Decorrendo nos fins-de-semana (sábados e domingos), regista a adesão de mais de meia centena de unidades de restauração de matriz tradicional bracarense, identificadas pela garantia de qualidade dos produtos e serviços que oferecem.

A par do "Bacalhau à Braga", das "Papas de Serrabulho", do "Pudim Abade de Priscos" e do Vinho Verde, nesta edição impõe-se, igualmente, o "Arroz de Pato", pratos que cada restaurante aderente, devidamente identificado, deve disponibilizar nos dias em referência.

Sem comentários: