terça-feira, 21 de outubro de 2008

Figuras públicas juntas pela Psoríase

A PSOPortugal em parceria com a Companhia Nacional de Bailado vão promover no próximo dia 23 de Outubro, próxima quinta-feira, no Teatro Camões, a partir das 20h a estreia de duas novas criações de bailado contemporâneo com coreografias de Rui Horta e Edward Clug.

Para este evento foram convidadas várias figuras públicas, estando para já confirmadas as presenças de Iva Domingues, Dália Madruga que são doentes de Psoríase e Maria Elisa Domingues, jornalista e da Associação Portuguesa Fibromialgia.

Também convidados para este evento estão Luís Barbeiro; Maya; Cláudio Ramos; Nuno Eiró; Marta Fernandes; Oceano; Fernando Mendes; Fernanda Freitas; Paulo Gonzo; Tânia Ribas de Oliveira; José Carlos Malato; Marta Leite e Castro; João Baião; Judite Sousa; Fátima Campos Ferreira Adelaide Sousa; Sofia Carvalho; Isabel Figueira; Francisco Mendes; Rita Seguro; Rita Ferro Rodrigues; Raquel Matos Cruz; Odete Santos; Nuno Graciano; Luís Filipe Borges; Rita Guerra; Nuno Delgado; Paulo Sousa; e Marcelo Rebelo de Sousa.


A psoríase é uma doença crónica da pele, não contagiosa, que pode surgir em qualquer idade e que afecta 1 a 3% da população. O seu aspecto, extensão, evolução e gravidade são muito variáveis, caracterizando-se, geralmente, pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afectam preferencialmente os cotovelos, joelhos, região lombar e couro cabeludo. Nos casos mais graves, estas lesões podem cobrir extensas áreas do corpo. As unhas são também frequentemente afectadas, com alterações que podem variar entre o quase imperceptível e a sua destruição.

Cerca de 10% dos doentes desenvolvem artrite psoriática. Esta traduz-se por dor e deformidade, por vezes bastante debilitante, de pequenas (mãos e pés) ou grandes (membros e coluna) articulações.A origem da psoríase não está totalmente esclarecida, embora se saiba que é geneticamente determinada e envolva alterações no funcionamento do sistema imunitário, que provocam inflamação e aumento da velocidade de renovação das células da epiderme (camada mais superficial da pele).

O facto de ser geneticamente determinada não implica que a hereditariedade de pais para filhos seja obrigatória. Contudo, verifica-se uma maior probabilidade de aparecimento da doença em pessoas que tenham familiares portadores da mesma.
Uma vez que existem múltiplas doenças cutâneas que também se manifestam com lesões vermelhas e descamativas, eventualmente afectando as localizações típicas da psoríase, o diagnóstico deve ser sempre estabelecido pela observação clínica por um dermatologista. Em alguns casos poderá ser necessária a confirmação com biópsia de pele.



No dia 29 de Outubro, dia em que se comemora a efeméride, a Associação Portuguesa de Psoríase em parceria com os teatros portugueses, realiza uma acção a nível nacional que consiste em convidar os actores a colocarem uma mascara branca na cara antes do início da peça de teatro.
O público que aguarda o início da peça irá questionar o significado da máscara branca.
É nesta ocasião que em voz off se explica que muitos são os doentes que se escondem da sociedade por causa da doença que padecem.
É importante explicar que a Psoríase não é uma doença contagiosa e que, actualmente, existem tratamentos que permitem ao doente ter uma vida normal e com qualidade.
Uma mensagem simples mas que pode chegar a muitos portugueses.
No site do Dia Mundial da Psoríase é possivel verificar os países adrentes onde, infelizmente não aparece Portugal na lista, para aceder ao nosso país teremos de fazer por pesquisa manual.

Sem comentários: