quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Escola de Música da Covilhã comemora Dia Mundial da Música



Dia 1 de Outubro – Dia Mundial da Música
Abertura Oficial da Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã


A Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã tem agendado para dia 1 de Outubro – dia Mundial da Música – a abertura Oficial do ano lectivo.

O programa terá início pelas 18:30 com a inauguração da nova toponímica das salas de aula, em que os números darão lugar a nomes de compositores de todos os tempos, como informação pedagógica aos alunos, sendo acompanhados da respectiva fotografia e de uma breve biografia. Por outro lado, contará com demonstrações de vários instrumentos de sopro e mini-concerto de música de câmara pelos professores da Escola de Música.
A Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã registou no presente ano lectivo um recorde de inscrições, em que mais de 40 crianças e jovens aderiram ao projecto. Um ensino totalmente gratuito e em que Banda disponibiliza instrumentos para todos! Ainda há vagas!
Por outro lado, o projecto pedagógico da Escola sofreu uma reestruturação em que foram criadas novas disciplinas; assim, no presente ano a Escola terá: Formação Musical – Nível 1 e Nível 2, Orquestra Juvenil, Prática Individual de Instrumento e Atelier/Criatividade Musical. Quanto ao plano de actividades: 3 Audições – Natal, Páscoa e Verão; Férias Dó-Ré-Mi (férias do Natal, Páscoa e Verão); Intercâmbio com outra Escola de Música; Mini-Concertos.
No decorrer do presente ano lectivo serão lançados dois novos projectos: Olimpíadas Dó-Ré-Mi – que será um concurso interno para os alunos com instrumento que serão submetidos a 2 provas – uma teórica e outra prática.

O outro projecto visa a criação de um Grupo de Percussão.

A Banda tem vindo a investir nesta área através da aquisição de vários instrumentos de percussão, e assim foi criada uma turma especial só para percussão.
A Escola conta actualmente com um director – o presidente e director artístico da Banda da Covilhã – prof. José Eduardo Cavaco, uma directora pedagógica – vice-presidente da Direcção – Dr.ª Margarida Robbins, 2 professores (que frequentam o ensino superior da música) e 15 monitores (alunos das EPABI) – em que o seu desempenho além de ajudar os alunos, serve como estágio curricular/pedagógico na sua carreira de profissionais da Música.

Sem comentários: