quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Casa da Morna apresenta Gutty Duarte



GUTTY DUARTE AO VIVO NA CASA DA MORNA

DIA 1 DE OUTUBRO


GUTTY DUARTE ou Isabel Cristina Duarte Gomes seu nome de baptismo, natural de Angola é filha de pais cabo-verdianos.

Aos sete anos acompanha os pais de regresso a Cabo-Verde onde frequenta o ensino primário e depois o secundário no liceu da cidade da Praia.

Ao mesmo tempo pratica desporto escolar na modalidade de Andebol onde se torna titular da selecção até partir para os Estados Unidos.

Chegada a Boston em 1987 frequenta o Park Madison High School, onde completa a sua graduação no quadro de honra o que lhe valeu um bolsa na universidade Bunker Hill, além de ter sido distinguida como a melhor atleta do ano lectivo de 88/89 dada a sua intensa actividade desportiva.

A par dos estudos a música sempre esteve nos seus horizontes, era uma paixão que começou na sua juventude, nos grupos improvisados de tocatinas, onde os amigos e companheiros sempre lhe reconheceram uma belíssima voz e sempre a motivaram a gravar um disco.

Entretanto, GUTTY DUARTE ia actuando com vários artistas de renome como: Maria de Barros, Beto Dias, Tito Paris, Kim Alves, Dany Carvalho e Feliciano entre muitos outros, mas o grande empurrão viria pela mão da sua amiga a artista Djuta Barros que a convenceu a abrir o espectáculo de Bana e Nancy Vieira corria o ano de 2002.

Kim Alves, maestro e seu admirador encorajou-a a gravar um disco, e é assim que no ano de 2005 RESPOSTA começa a tomar forma.

Editado em Dezembro de 2007, RESPOSTA é o primeiro trabalho desta Angolana radicada nos Estados Unidos.

Produzido pela própria e gravado entre Julho e Agosto de 2007 nos estúdios de Kim Alves na cidade da Praia.

RESPOSTA é Composto por 12 temas inéditos (alguns da própria Gutty e compositores pouco ou nada conhecidos, outros de grandes referências da música cabo-verdiana como: Kaka Barbosa, Kim Alves e Aura entre outros).

O tema que encerra este belíssimo CD é um tema que GUTTY fez questão de dedicar a Angola, a sua terra natal.

Desde a saída de RESPOSTA são vários os locais onde GUTTY já apresentou o seu trabalho, quer em espectáculos em nome próprio na Cidade da Praia, Providence, Boston e São Vicente ou como convidada nos Festivais Onset-Cape Cod (EUA), Gamboa-Praia (Cabo-Verde) e na Baia das Gatas em São Vicente.

Portugal é o seu próximo destino. E para que possam conhecer GUTTY DUARTE, basta irem ao “jantar – concerto”, dia 01 de Outubro na Casa da Morna.


Neste dia GUTTY DUARTE vai poder contar em palco com o carinho do seu amigo de longa data TITO PARIS numa participação especial e ainda com os músicos: JOSÉ AFONSO (Piano e Direcção Musical) JAIR (Percussão) TOY PARIS (Bateria) PALÓ (Guitarra) JOSÉ ANTÓNIO (Cavaquinho) NANUTO (Sax) LUCIO (Baixo)

Sem comentários: