terça-feira, 9 de setembro de 2008

Teatro de D.Maria II apresenta " Perto do Coração Selvagem"



PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM

a partir de CLARICE LISPECTOR

La Nouvelle École des Maîtres


O Teatro Nacional D. Maria II apresenta, no dia 12 de Setembro, às 21h00, na Sala Garrett, “Perto do Coração Selvagem”, a partir da obra de Clarice Lispector.

Esta é a apresentação pública do XVII curso de La Nouvelle École des Maîtres, dirigido este ano pelo encenador e co-fundador da Companhia dos Atores do Rio de Janeiro, Enrique Diaz.

Contando com dezoito anos de história, La Nouvelle École des Maîtres dá continuidade aos seus cursos de verão, continuando a operar, segundo o director artístico Franco Quadri, “o estudo expressivo do plurilinguismo dos seus alunos”.

A iniciativa é promovida este ano por quatro países europeus – Bélgica, França, Itália e Portugal, sendo o Teatro Nacional D. Maria II a entidade portuguesa parceira nesta iniciativa.

Entre os actores com formação profissional seleccionados em Portugal, encontram-se Gilberto Oliveira (Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Porto), Marco Paiva (Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa) e Maria João Pinho (Academia Contemporânea do Espectáculo, Porto).

O encenador da América Latina, Enrique Diaz, propõe-se trabalhar o mundo da escritora Clarice Lispector através das técnicas lançadas por Anne Bogart na SITI Company e na Universidade de Columbia, baseadas no método de Tadashi Suzuki, onde se exploram os limites do trabalho do actor e da importância das técnicas de cena.

A apresentação pública de “Perto do Coração Selvagem” será seguida de uma conversa informal com os intervenientes do espectáculo e com representantes de La Nouvelle École des Maîtres.

La Nouvelle École des Maîtres é um curso de formação teatral avançada que cumpre a sua XVII edição e que oferece aos actores com idades compreendidas entre vinte e quatro e trinta e dois anos uma ocasião de aperfeiçoamento.

O objectivo é promover o encontro entre jovens artistas formados pelas escolas superiores de teatro da Europa que exerçam já uma actividade profissional e encenadores de renome no plano internacional, de modo a dar vida a uma experiência de trabalho fortemente enraizada no confronto e na troca de competências sobre os métodos e práticas de encenação, partindo de textos, línguas e linguagens artísticas diferentes utilizados em oficinas itinerantes com uma duração aproximada de um mês.
Este projecto foi, aliás, diversas vezes reconhecido, com destaque para o Leão de Ouro do Futuro, atribuído em 2007 pela Bienal de Veneza.

Enrique Diaz

Nascido em 1967, aos 19 anos foi co-fundador da Companhia dos Atores do Rio de Janeiro.
Nos anos 90, assumiu a encenação de vários espectáculos, clássicos e contemporâneos.
Sendo ele mesmo actor, atribui um lugar central ao contributo dos intérpretes.

Dirige, desde 1998, o Coletivo Improviso, que usa a multidisciplinaridade e a improvisação para criar novas perspectivas sobre questões ligadas à urbanidade.

Apresentado em diversas cidades brasileiras, assim como em festivais de teatro de todo o mundo, o trabalho de Diaz foi já, por várias vezes, premiado no Brasil.

“Ensaio. Hamlet” valeu-lhe o prémio da crítica francesa para o melhor espectáculo estrangeiro na temporada de 2005/2006.

equipa

Mestre ENRIQUE DIAZ

Assistente MARIANA LIMA

Colaboração DANIELA FORTES, CRISTINA MOURA

Intérprete JOANA PUPO

Diário de bordo VÍTOR D’ANDRADE

Estagiários ANA DAS CHAGAS (Fra)ANDREA CAPALDI (It)CÉLINE BOLOMEY (Bel)CHARLY TOTTERWITZ (Fra)CLÉMENT THIRION (Bel)CORALINE CLÉMENT (Bel)CORINNE CASTELLI (It)ELENA BOSCO (Fra)FLORENCE MINDER (Bel)GILBERTO OLIVEIRA (Pt)GIUSEPPE PROVINZANO (It)MARCO PAIVA (Pt)MARIA JOÃO PINHO (Pt)

(Créditos Daniela Fortes)

Sem comentários: