terça-feira, 9 de setembro de 2008

Ciclo o Despertar da China no Museu do Oriente

“O despertar da China”
Cinema chinês para ver em Setembro

O Museu do Oriente sugere uma viagem cinematográfica pela cultura asiática com o ciclo “O despertar da China”, nos dias 7, 10, 14, 18, 24, 27 e 28 de Setembro, às 21h30, no Auditório.
Neste breve panorama do actual cinema chinês dão-se a conhecer seis filmes de ficção, multipremiados em festivais de cinema internacionais e, quase todos, inéditos nas salas portuguesas.
Estas longas-metragens retratam a vida moderna no gigante asiático, e mostram como os percursos individuais estão a ser afectados pelas profundas transformações sociais, económicas e culturais, em curso naquele país.
A 7 de Setembro, com repetição a 24, The Other Half, do realizador Ying Liang, retrata, de forma sensível e irónica, a vida numa cidade industrial da China.
O filme integra as histórias verídicas de mulheres que são levadas a recorrer ao aconselhamento legal, numa ficção protagonizada no feminino.
Grain in Ear, de Zhang Lu, exibido no dia 10 de Setembro, centra-se em Cui Shunji, uma jovem mãe coreana a viver à margem da sociedade chinesa.
O filme, de ritmo cuidado e harmonioso, foi o vencedor do prémio da crítica internacional no festival IndieLisboa 2006.
O filme Little Moth, de Tao Peng, que pode ser visto a 14 e 27 de Setembro, narra a história de uma rapariga e de um rapaz, que são comprados por um casal pobre, com o objectivo de pedirem esmola na rua.
Esta é uma história de sobrevivência, nos escalões mais baixos da sociedade chinesa, filmada com uma grande sensibilidade e uma precisão quase documental.
A 18 de Setembro, com repetição no dia 28, o destaque vai para Blackguard Quingzi, do realizador Wei Xue-Qui, uma obra representativa do profícuo novo cinema independente chinês que, recorrendo a elementos documentais, sustenta uma narrativa minimal, dando a conhecer o percurso de um ex-presidiário que tenta refazer a sua vida.
O ciclo “O despertar da China” é uma oportunidade para ver o novíssimo cinema chinês, que se tem vindo a revelar como um dos mais diversificados e dinâmicos no contexto da produção contemporânea mundial.

Ciclo “O despertar da China”
7, 10, 14, 18, 24, 27, 28 Setembro
21h30
Auditório Museu do Oriente

PROGRAMA:
7 Setembro
The Other Half (A Outra Metade)
Realização: Ying Liang
Coreia/China, 2006, 111’, Cor
Língua: Mandarim
Legendado em português e inglês
Elenco: Zeng Xiaofei, Deng Gang, Zhao KeChow
M/16
Uma jovem empregada de um escritório de advogados tem de lidar com o rol de queixas das suas clientes, as consequências do vício do jogo do namorado, o alheamento do pai e a ameaça da crescente poluição.
10 Setembro
Grain in Ear (Grão na Orelha)
Realização: Zhang Lu
Coreia/China, 2005, 109’, Cor
Língua: Mandarim
Legendado em português e inglês
Elenco: Liu Iinaji, Jin Bo, Zhu Guangxuan, Wang Tonghui
M/16
Com o marido na prisão e uma criança pequena para sustentar, nada mais resta a Cui senão continuar a vender kimchi (um prato coreano, muito popular no Nordeste da China), numa roulotte ilegal, a trabalhadores fabris ao longo de uma estrada industrial. Quando tudo finalmente parece estar a correr bem (com o início de uma nova relação amorosa e a legalização da sua actividade graças à ajuda de um polícia), Shunji apercebe-se da fragilidade da sua situação e decide-se por uma vingança impiedosa.
“Chamaria a este filme um filme ‘anti-terrorista’. O ‘terrorismo’ não tem um significado político específico. Refere-se à tragédia resultante das tensões entre os poderosos e os que não têm poder, os que têm e os que não têm, os opressores e os oprimidos. Enquanto mulher pobre e membro de uma minoria étnica, Cui Shunji é a típica personagem oprimida. Ela vive à margem da sociedade.” (Zhang Lu)
14 Setembro
Little Moth (A Pequena Traça)
Realização: Tao Peng
China, 2007, 99’, Cor
Língua: Mandarim
Legendado em português e inglês
Elenco: Han Dequn, Zhao Huihui, Hong Qifa, Zhang Lei, Xu Zelin
M/16
Um casal pobre compra uma menina de 11 anos para pô-la a pedir esmola na rua. A rapariga perdeu o uso das pernas devido a uma doença. Um dia encontram na rua um rapaz amputado de um braço que também é pedinte e que já foi vendido por três vezes. Aproveitando-se da distracção momentânea dos adultos, os jovens tentam fugir a uma vida de mendicidade.
18 Setembro
Blackguard Quingzi
Realização: Wei Xue-Qui
China, 2007, 90', Cor
Elenco: Zhu Hongwei, Meng Qiaohui
M/16
Qiangzi sai da prisão. As enormes mudanças verificadas na sua cidade fazem-no sentir-se um estranho. Vai à procura, de memória, da sua casa, mas apenas encontra ruínas. Qiangzi quer refazer a vida, mas não é aceite pela sociedade. Todos sabem que ele era um marginal.
24 Setembro
The Other Half (A Outra Metade)
27 Setembro
Little Moth (A Pequena Trança)
28 Setembro
Blackguard Quingzi
Museu do Oriente
Avenida Brasília
Doca de Alcântara (Norte)
1350-362 Lisboa
Tel.: 213 585 200
Horários Bilheteira:
10h00 – 18h00
Sexta-feira das 10h00 – 22h00
Encerra à Terça-feira
Nos dias dos espectáculos a bilheteira está aberta até ao início dos mesmos
Informações e reservas:
Tel.: 213 585 244

Sem comentários: