terça-feira, 5 de agosto de 2008

Experiência Polar- Veja onde!!!

Parque das Nações, entre dias 2 e 16 Agosto
Experiência polar no Festival dos Oceanos




O Polar Experience dá a conhecer os pólos Norte e Sul, entre os dias 2 e 16 Agosto, no Rossio dos Olivais, Parque das Nações, em Lisboa.


Trata-se de um espaço interactivo concebido para explicar estas regiões remotas e sensibilizar para a sua importância no equilíbrio do planeta.
Integrado na programação do Festival dos Oceanos, o espaço temático é composto por uma tenda com a forma de iglo, onde são recriados os vários ambientes gerados pelas formas puras e cores do gelo.


Desta forma, ao visitar a exposição fotográfica sobre os pólos, ou enquanto visualiza vídeos e experimenta as temperaturas extremas em salas climatizadas para o efeito, o visitante “viaja” para os territórios longínquos e gelados dos continentes Árctico e Antárctico.
Para sentir o ambiente inóspito das regiões polares, o visitante vai poder entrar em duas salas com neve real, construções em gelo, e os sons e imagens relacionadas com os pólos, depois de se equipar para o efeito numa antecâmara.
No iglo principal está patente uma exposição fotográfica, de autoria do fotógrafo e cientista polaco Piotr Angiel, que, entre 2005 e 2007, realizou duas expedições à Antárctica, enquanto geógrafo e membro do Grupo Científico de Verão na Estação Polaca naquela região gelada.


Para Setembro está programado um regresso àquele território, praticamente desconhecido pelo homem, para monitorização das colónias de pinguins que habitam as ilhas da região.
Além do trabalho fotográfico em exposição no Polar Experience, Piotr Angiel é um dos oradores presentes na Conferência Ano Internacional do Planeta Terra (UNESCO), que tem lugar no dia 11, no Oceanário.

A viagem termina com a exibição de documentários, que transportam os espectadores para um espaço sem fronteiras, um dos últimos redutos intocáveis do planeta, onde o passado e o futuro se encontram e cuja preservação depende o equilíbrio.



O Polar Experience é um dos eventos do Festival dos Oceanos que alerta para a urgência em preservar e respeitar a biodiversidade, de forma a manter o equilíbrio da vida na Terra.

As exposições da National Geographic, dedicadas aos ecossistemas marinhos e aos vulcões, e a conferência sobre o Ano Internacional do Planeta Terra, decretado pela UNESCO, inserem-se, igualmente, no âmbito de consciencialização ambiental do festival.


A programação do Festival dos Oceanos engloba, ainda, teatro, concertos, entretenimento, visitas a museus e desporto, com perto de duas dezenas de eventos que, até ao dia 16 de Agosto, vão encher de animação a cidade de Lisboa.

Esta é mais uma iniciativa do Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal e do Casino Lisboa, a que este ano se associa a Parque Expo para as comemorações dos dez anos da EXPO’98.

Polar Experience:
Datas: 2 a 16 de Agosto
Local: Rossio dos Olivais, entre o Pavilhão de Portugal e o Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações
Horário: entre as 10 horas e as 19 horas
Entrada Gratuita

Sem comentários: