terça-feira, 5 de agosto de 2008

Museu de Carregal do Sal acolhe exposição de fotógrafa luso-brasileira



FOTÓGRAFA LUSO-BRASILEIRA É A PRIMEIRA
A APRESENTAR UMA EXPOSIÇÃO DE FOTOS
NO MUSEU DO CARREGAL DE SAL

A jornalista e fotógrafa Márcia d´Santos, nascida no Rio de Janeiro, será a primeira luso-brasileira a realizar uma exposição de fotografias no Museu do Carregal de Sal.
No dia 5 de Agosto de 2008, será inaugurada a mostra “Por Terras do Concelho”, que reúne 30 fotos em preto e branco tiradas nas aldeias de Pardieiros, Beijós, Cabanas de Viriato e Oliveira do Conde.
A fotógrafa estará presente a inauguração da exposição.
Além das imagens de vida nestas aldeias, o casario e algumas actividades, como a vindima, realizada em Setembro, também foram registadas em fotos a feitura de uma iguaria muito apreciada na região, a bola de sardinha.
A exposição “Por Terras do Concelho” é, sobretudo, uma homenagem às pessoas que trabalharam e que ainda trabalham no campo, debaixo de sol e chuva, às vezes na base do sacrifício, 365 dias por ano.
A mostra também é um reconhecimento pelo trajecto de vida dos pais e avós da fotógrafa na aldeia Pardieiros, onde nasceram, cresceram e seguiram vivendo antes de emigrarem para o Brasil nos anos 1950.

Exposição: Por Terras do Concelho
Local: Museu do Carregal de Sal (Rua Alexandre Braga, n0. 32 - Carregal do Sal - Tel: 232 960 404)
Inauguração: 5 de Agosto de 2008
Encerramento: 31 de Agosto de 2008


BIOGRAFIA

Márcia d´Santos tem ascendência portuguesa - pais e avós - e naturalizou-se em 1990, tornando-se uma carioca luso-brasileira.
A jornalista e fotógrafa já viveu em Portugal durante 1 ano, entre 1999 e 2000, quando desenvolveu o projecto “A Cultura Portuguesa Contemporânea Sob a Óptica da Comunicação Social”, através de uma bolsa de pesquisa obtida pelo Instituto Camões, na qual abordou os temas: cinema, literatura, mass media e música.
Actualmente, Márcia d´Santos desenvolve jornalismo, na organização de pautas e produção de noticiários para a Rádio Antena 1 Lite FM, no Rio de Janeiro.

Na área da fotografia, já participou - e foi premiada - nos concursos (todos no Brasil):
PRÉMIO ELETRONUCLEAR DE FOTOGRAFIA - 2004
CONCURSO NACIONAL DE FOTOGRAFIA ANGRA 500 ANOS - 2002
CONCURSO DE FOTOGRAFIAS “OLHOS DE VER” – VILA ISABEL, RJ - 2001
Exposição: Por Terras do Concelho
Local: Museu do Carregal de Sal (Rua Alexandre Braga, n0. 32 - Carregal do Sal - Tel: 232 960 404)
Inauguração: 5 de Agosto de 2008
Encerramento: 31 de Agosto de 2008

Sem comentários: