terça-feira, 5 de agosto de 2008

Festa do Cinema Francês



Festa do Cinema Francês2 de Outubro a 2 de Novembro 2008
9ª Edição
Nove salas em Lisboa, Almada, Coimbra, Porto e Faro acolhem a 9ª Festa do Cinema Francês que ganha este ano uma nova amplitude com mais duas secções – “Paris-Lisboa” – e – “Cannes em Portugal” – um Prémio do público, um cine-concerto, encontros e debates.
São 45 longas-metragens e uma grande diversidade de géneros. 36 nunca foram estreados em Portugal.
Muitos desses filmes estiveram presentes no Festival de Cannes e/ou em vários outros festivais internacionais.
Nesta edição podem marcar presença os mais recentes filmes de realizadores já consagrados ou em franca ascensão, mas também primeiros filmes de jovens realizadores.
Em Lisboa, a inauguração terá lugar no dia 2 de Outubro no Cinema São Jorge que, para além da Secção Principal que termina a 12 de Outubro, acolhe também a Secção de “Cannes em Portugal” (4 a 12 de Outubro).
Ainda em Lisboa, a Cinemateca Portuguesa e o Instituto Franco-Português recebem a Secção “Paris-Lisboa” de 6 a 10 de Outubro.
Em Almada, a Festa assenta arraiais de 8 a 12 de Outubro no Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Romeu Correia.
Coimbra albergará a Festa do Cinema Francês de 13 a 18 de Outubro no Teatro Académico Gil Vicente.
O Porto, para além da secção principal, irá também receber a secção “Cannes em Lisboa”.
A inauguração da Festa será na Fundação de Serralves a 21 de Outubro.
A restante programação será apresentada nos Cinemas Cidade do Porto até ao dia 26.
Em Faro, a inauguração terá lugar no dia 28 de Outubro no Teatro Municipal passando depois para os Cinemas SBC até ao dia 2 de Novembro.
A programação e a constituição da delegação artística (actrizes, actores, realizadores, etc.) que virá a Portugal para a apresentação dos respectivos filmes, serão anunciadas em conferência de imprensa a realizar dia 15 de Setembro no Instituto Franco-Português.
Lembramos que até à data, a Festa do Cinema Francês teve o prazer de receber, entre outros: Costa-Gavras, Melvil Poupaud, Jean-Pierre Daroussin, Isabelle Adjani, Sergi Lopez, Sophie Marceau, Arnaud Desplechin, Éric-Emmanuel Schmitt, Benoît Jacquot, Catherine Breillat, Denis Podalydès, Jean-Marc Barr, Jocelyne Saab, Richard Anconina, Anne Parrillaud, Andrzej Zulawski, Christophe Honoré e Louis Garrel.
Mais uma vez se associam à Festa do Cinema Francês as Câmaras Municipais de Lisboa, Almada, Porto, Coimbra e Faro, a Fondation Groupama Gan pour le Cinéma, a EGEAC, e a Cinemateca Portuguesa. Os distribuidores portugueses são, como habitualmente, parceiros fundamentais da Festa do Cinema Francês. Temos também o prazer de anunciar que, até ao momento, os nossos parceiros Media são a RTP, a TV5 MONDE, a France 24, o Diário de Notícias, a Antena 1 e a Rádio Europa Lisboa.


A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO CINEMA FRANCÊS
Secção Principal
O núcleo central da Festa do Cinema Francês apresenta este ano um total de 25 antestreias. Porque 2008 é o Ano europeu o Diálogo Intercultural, nesta secção, daremos uma maior atenção a co-produções com países de todos os continentes, cruzando olhares diversos.
Duas Novas Secções1 - Paris-Lisboa – Organizada com a Cinemateca Portuguesa, esta secção, que apenas se realizará em Lisboa, apresentará 10 filmes rodados nas cidades de Paris e de Lisboa.
Uma viagem através do tempo no coração das duas cidades.
Assinala-se assim o 10º Aniversário do Pacto de Amizade assinado entre as cidades de Paris e Lisboa.
Um cine-concerto abrirá esta secção, tendo a presença de uma delegação de Mairie de Paris, que este ano se associa ao nosso evento.
Cannes em Portugal –
Esta secção é uma homenagem à Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
Serão exibidos 10 filmes que passaram na Quinzena nestes últimos anos e que nunca foram estreados em Portugal.
Será apresentada em Lisboa e no Porto.
Prémio do Público
Uma outra novidade nesta 9ª edição é o Prémio do público, a ser oferecido pela TV5 MONDE.
A concurso, para este Prémio, estarão os filmes que ainda não tenham sido até então adquiridos pelos distribuidores portugueses.
O prémio consiste na ajuda à sua difusão em Portugal.

Sem comentários: