terça-feira, 20 de maio de 2008

Allgarve 08 - Arte Contemporânea




ALLGARVE 08


ARTE CONTEMPORÂNEA



Criado pelo Turismo de Portugal, em estreita colaboração com vários municípios algarvios, com o objectivo de completar a oferta turística desta região, o ALLGARVE apresenta este ano um calendário de eventos mais alargado e ambicioso.

De Maio a Novembro, as praias únicas, os excelentes campos de golfe e os edifícios históricos voltam a servir de pano de fundo a exposições de arte contemporânea, concertos, eventos desportivos de nível internacional e festas de verão cheias de glamour.

Depois do enorme sucesso da sua primeira edição, o programa ALLGARVE 08 Arte Contemporânea volta a dar especial destaque às artes plásticas e à arquitectura.

Desenvolvido pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, este programa é composto por exposições de artistas nacionais e estrangeiros que nos apresentam projectos especialmente concebidos para locais surpreendentes, como praias, antigos conventos, uma mina de sal gema ou outros espaços escolhidos em função da sua natureza.

De 14 de Junho a 7 de Setembro, os municípios de Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Portimão e Albufeira, acolhem 7 exposições em 15 cenários magníficos, nos quais estão representados 59 artistas nacionais e estrangeiros, que nos apresentam, na sua maioria, obras especialmente concebidas para os espaços que as recebem.
Deste excepcional grupo de artistas destacam-se nomes como William Kentridge, Fernanda Fragateiro, Bill Viola, Tobias Rehberger, João Tabarra, James Turrell, Miguel Palma, Ricardo Jacinto, João Maria Gusmão e Pedro Paiva e Thomas Hirschhorm.

Entre os destaques desta edição, encontra-se a parceria entre o ALLGARVE e a PHOTOESPAÑA que em 2008 apresenta no novo Museu de Portimão a exposição Sem Actividade do artista catalão Ignasí Aballí.

Sem comentários: