terça-feira, 20 de maio de 2008

João Garcia conquista MAKALU


JOÃO GARCIA CONQUISTA MAKALU
João Garcia atinge cume
do Makalu
Montanha com 8.463
metros de altura

O alpinista português João Garcia conquistou ontem às 11 horas locais (6h15 em Portugal) o topo da montanha Makalu, a quinta montanha mais alta do Mundo, localizada a 22 km a leste do monte Evereste, com 8.463 metros situada na fronteira Nepalesa-Chinesa. A escalada foi realizada, como sempre, sem recurso a oxigénio artificial.

No ataque final ao topo do Makalu, João Garcia partiu do campo 4, a 7.980 metros de altitude, tendo demorado 11 horas de difícil caminhada, com muito frio e vento, para subir os 483 metros, até ao cume, e descer novamente até ao campo 4.
Esta foi a quarta expedição do projecto “À Conquista dos Picos do Mundo”, patrocinado pelo Millennium bcp.
Com mais esta vitória, João Garcia soma já dez picos com mais de oito mil metros – nomeadamente as “Big Five” (Everest, K2, Kangchenjunga, Lothse e Makalu) - inscrevendo o seu nome entre os melhores do mundo nesta modalidade.

A iniciativa “À conquista dos picos do Mundo” decorrerá até 2010 e consiste na realização de um conjunto de expedições que visam proporcionar a João Garcia a conquista das 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude, juntando-se ao clube restrito de 14 alpinistas que já o conseguiram fazer .

Sem comentários: