terça-feira, 18 de março de 2008

Tony Carreira comemora vinte anos de sucessos

TONY CARREIRA ENCHE PAVILHÃO ATLÂNTICO







Ele é o grande cantor romântico, a voz que milhares de fãs idolatram e enchem Pavilhões do Atlântico sucessivamente! Ele sozinho sem amigos em palco, tem lotado Coliseus, Campo Pequeno, Pavilhão Atlântico.

Para não falar do Olympia.

É o cantor que temos. Não vale a pena colocar etiquetas, canta e agrada a milhares de portugueses, sem subsídios, sem nomeações do Governo, mas com 20 anos de carreira e muitos discos de platina.



Não vale a pena fazer comparações ou ir buscar paralelos a outros nomes, nem actuais nem dos antigos. Claro que personalidades artísticas como Francisco José, Tristão da Silva ou Tony de Matos - eternos românticos - são imbatíveis.

Mas na actualidade também o Tony Carreira é imbatível!



Tony Carreira, "cantor de sonhos", actuou para mais de 34 mil pessoas em Lisboa

O cantor Tony Carreira celebrou sexta e sábado no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, vinte anos de carreira em dois concertos há muito esgotados para cerca de 34 mil pessoas.




O cantor romântico voltou ao Pavilhão Atlântico, mas desta vez prometeu a maior produção de sempre da sua carreira, com convidados portugueses em palco e projecção de imagens que recordam as duas décadas de vida artística.

De acordo com a agente de Tony Carreira, os concertos foram gravados pela RTP para posterior transmissão televisiva.


Tony Carreira é actualmente um dos mais bem sucedidos cantores românticos da música ligeira portuguesa, com uma discografia que já rendeu mais de um milhão de exemplares vendidos, de acordo com número avançados na autobiografia "A vida que eu escolhi", a editar este mês.



Tony Carreira começou a cantar ainda na adolescência quando formou o grupo Irmãos 5 em França, para onde emigrou com os pais na infância.






Os vinte anos de carreira são celebrados a partir da participação de Tony Carreira no Festival Figueira da Foz, em 1988, onde interpretou "Uma noite a teu lado". O primeiro álbum, "É Verão em Portugal", data de 1991 e no ano seguinte editou "Canta Canta Portugal", mas ambos passam despercebidos no mercado português e com vendas residuais.




Conquistou o primeiro disco de ouro em 1994 com o álbum "Português de alma e coração", onde já colaborava com aquele que viria a ser o seu parceiro na composição da maioria das canções, Ricardo Landum.



A grande mudança na sua carreira acontece em 1999 quando grava o álbum de baladas românticas "Dois corações sozinhos" e em 2000 quando pisou pela primeira vez o palco do Olympia, em Paris, um concerto que resultou num álbum ao vivo que atingiu a tripla platina.


Desde então, Tony Carreira é seguido por milhares de fãs em todo o mundo, já encheu os coliseus de Lisboa, o recinto do Campo Pequeno, em Lisboa, e actuou por duas vezes no Pavilhão Atlântico, em concertos sempre esgotados.

O álbum de 2004, "Vagabundo por amor", chegou às seis platinas e o mais recente de originais, "A Vida que eu escolhi", de 2006, está prestes a chegar às oito platinas (160 mil exemplares)

"Cantar é a única forma que eu conheço para agradecer ao meu público tudo o que tem feito por mim. E enquanto sentir que me querem ouvir, não vou parar", diz o músico na sua autobiografia, definindo-se como "um cantor de cantigas de amor e de sonhos".

Além dos concertos em Lisboa, Tony Carreira actuará no dia 29 de Março no Pavilhão Multiusos, em Guimarães.

Para Maio estão previstos concertos na Alemanha, Suíça, Estados Unidos e Canadá.


No Natal é esperado um novo álbum de originais.



Créditos: António M.Silva


Sem comentários: