quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Programa de Música apresentado no Centro Cultural de Belém

DIAS DA MÚSICA EM BELÉM 2008
Foi hoje apresentado à Comunicação Social o programa da segunda edição do festival DIAS DA MÚSICA EM BELÉM.
A realizar entre 18 e 20 de Abril esta segunda edição elegeu como fio condutor Duos, Trios , Quartetos e por aí adiante.
Em 2007 foi dada importância ao piano como instrumento solista. Desta vez a proposta vai para as formações de câmara além de um conjunto de excepcionais músicos.
E surgem-nos violinistas como Dmitri Makhtin, Denis Goldfeld, pianistas como Sergio Tiempo, Giovanni Belucci, violoncelistas, cantores, alguns em estreia absoluta em Portugal lado a lado com excelentes formações de câmara.
A Orquestra de Câmara Portuguesa, a Metropolitana de Lisboa, a Divino Sospiro e pela primeira vez a Orquestra do Algarve alternarão com a English Chamber Orchestra e a Neue Hofkapelle de Munique.
O Jazz e a música improvisada terão o seu espaço tal como os músicos portugueses Miguel Borges Coelho, Miguel Henriques, Bernardo Sassetti, António Pinho Vargas.
Será ainda dada especial atenção à produção de formações de câmara de Beethoven no âmbito do projecto BEETHOVEN 2008 que atravessa toda a programação do corrente ano.
Esta programação foi apresentada por Daniela Martin, uma musicóloga francesa residente em França, que será a assessora do Director do Festival, Miguel Coelho.
Ao hardmusica.com surge uma dúvida: não haverá em Portugal musicólogos competentes e credenciados que pudessem exercer tal função? Será sempre necessário recorrer ao exterior?
Também as crianças terão espectáculos inteiramente destinados aos seus múltiplos e variados gostos.
Nesta edição de DIAS DA MÚSICA a música foi pensada como uma grande casa cheia de quartos onde os mais novos se poderão instalar enquanto os pais assistem a um concerto ou que poderão visitar acompanhados dos adultos.
Haverá quartos para experimentar paisagens sonoras, câmaras de música electrónica, câmaras onde a pintura se mistura com a música, enfim um sem número de brincadeiras que pretendem estimular o gosto pela música nos mais novos.
Os bilhete serão de 6 a 3 euros.
Uma novidade: poderão ser adquiridos online em www.ccb.pt.

Sem comentários: