quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

" A Guerra " de Goldoni estreia hoje no D.Maria II

Estreia hoje no Teatro Nacional de D.Maria II
a peça de Goldoni " A GUERRA "

Para assinalar o encerramentodas comemorações dos 300 anos de Carlo Goldoni, o encenador José Peixoto leva hoje à cena no Teatro Nacional de D.Maria II " A GUERRA " que para muitos é uma das melhores de Goldoni e que constitui um marco na obra do dramaturgo.

A Guerra é aqui a protagonista de uma peça que pretende desvendar os bastidores dos conflitos bélicos, palco de interesses e injustiças.Representada pela primeira vez no Teatro de San Luca, no Carnaval de 1760, esta peça do século XVIII é de uma actualidade evidente.
Um exército invade uma região. As forças atacadas recolhem a uma fortaleza. Mas a sorte determina que a filha do Comandante seja feita prisioneira. E fica nas instalações do Comissário abastecedor dos exércitos atacantes.Florida ,de seu nome ,apaixona-se por um militar da facção contrária. E vive a inquietação de perder o Pai ou o namorado.
Pode ser uma história de amor mas sobressaiem aqui o patriotismo , a honra, a coragem que tentam vencer a violência, o oportunismo e o enriquecimento que os conflitos armados permitem aos menos escrupulosos.
" A GUERRA" é uma reflexão actual sobre a forma como os seres humanos arquitectam os seus conflitos.

Ficha Artística

Encenação e Dramaturgia José Peixoto
Cenário João Rodrigues
Com : Álvaro Corte Real, Carla Carreiro mendes, Elsa Valentim, Guilherme de Noronha, Jorge Baião, Jorge Silva, José Russo, Juana Pereira Silva, Luis Barros, Maria Marrafa, Mário Barradas,Patrícia André, Ricardo Alves, Rui Nuno, Simon Frankel, Tiago Mateus e Victor Zambujo.

Sem comentários: