segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Alunos de Vila do Conde com escritores à conversa

Onésimo Teotónio de Almeida e Ondjaki estiveram hoje à tarde à conversa com alunos de Vila do Conde na Biblioteca Municipal.

Completamente rendidos ao bom humor dos dois escritores, os jovens de dezasseis anos não pararam de rir durante quase duas horas. Ambos com o dom de encantar plateias, Ondjaki e Onésimo foram apresentando-se através de histórias hilariantes que prenderam a atenção dos jovens do início ao fim deste encontro.
Muitas histórias do dia-a-dia em Angola e dos tios de Ondjaki, a tia Fernanda, o tio Chico e o tio Vítor, foram servindo para os alunos descobrirem o autor que não se considera um escritor.”Ainda hoje não sei se sou escritor, mas depois de ter publicado já não consigo fugir a essa designação”, comentou. Licenciado em Sociologia, o autor confessou que, apesar de ter tido sempre boas notas, nunca gostou do curso e não sabe porque o concluiu. Acerca do seu encontro com jovens estudantes, Ondjaki explicou que é uma troca de ensinamentos e conhecimentos. Depois de ter estado, esta manhã, à conversa com crianças de sete anos, o escritor “soube quem eram os D’ZRT”. Perante o riso da plateia, Onésimo interveio: “São jogadores de futebol?”.
Onésimo Teotónio de Almeida vive nos EUA, onde é professor. Disse que “tenho idade para ser vosso avô e pai do Ondjaki, mas venho aqui para aprender convosco”. Onésimo concorda com Ondjaki: “não penso em mim como um escritor. Não gosto de estar fechado entre paredes a escrever. Prefiro conviver com as pessoas”.
Finalmente, o escritor deixou um conselho aos jovens vilacondenses: “leiam!

Sem comentários: