quarta-feira, 18 de julho de 2007

Canto Lirico no Theatro Circo de Braga

Canto lírico e piano conjugam-se
para homenagear compositores portugueses

ELSA SAQUE
(soprano)
e
NUNO VIEIRA DE ALMEIDA
(piano)

Theatro Circo, 21 Julho, 22h00



O Theatro Circo recebe a 21 de Julho (22h00) a cantora lírica Elsa Saque e o pianista Nuno Vieira de Almeida num concerto que tem como ponto de partida três edições discográficas originais baseadas nas obras dos portugueses Fernando Lopes-Graça, Joly Braga Santos e Luís de Freitas Branco.

Através do canto e do piano de Elsa Saque e Nuno Vieira de Almeida, o Theatro Circo propõe, assim, «um precioso testemunho das infinitas virtualidades e contradições da primeira metade do séc. XX português», por vezes mais visíveis na expressão artística que em qualquer outra.
A abrir o concerto na sala principal do Theatro Circo, Elsa Saque e Nuno Vieira de Almeida homenageiam Luís de Freitas Branco com a interpretação dos temas “A formosura desta fresca serra”, “Dernier voeu”, “La grigia nebbia” e “Canção portuguesa”.
Reconhecido como um dos mais notáveis compositores e musicólogos contemporâneos, Fernando Lopes-Graça apresentava na canção acompanhada ao piano uma parcela significativa da sua produção e uma extensão natural da sua vertente de pianista.
Deste compositor, o público bracarense tem a oportunidade de ouvir na voz da soprano Elsa Saque temas como “O menino da sua mãe”, “Mar de Setembro”, “Um nome”, “Poveirinhos”, “Óo menino ó”, “Faixinha verde” e “Amora madura”.
De Joly Braga Santos, um dos maiores compositores portugueses que surgiram na década de 40, o concerto inclui temas como “Acordando” e um conjunto de canções extraídas dos “Cantares Gallegos”, designadamente “Campanas de Bastabales”, “Alô pola mañancina”, “Cada estrela, o seu diamante” e “Corre o vento, o rio pasa”.

Do trabalho conjunto dos dois músicos resultou o lançamento dos três registos discográficos que serviram de ponto de partida para este espectáculo, designadamente “Fernando Lopes Graça e os Poetas”, edição que representa um marco na redescoberta e reavaliação pública deste notável compositor; “Integral para Canto e Piano”, de Joly Braga Santos, e “Integral das Canções de Luís Freitas Branco”, que inclui temas já gravados há duas décadas pela própria Elsa Saque e Nella Maissa.

Os ingressos, a 7 euros, podem ser adquiridos nas bilheteiras do Theatro Circo.

Sem comentários: