domingo, 25 de novembro de 2007

António Lobo Antunes vai à Póvoa do Varzim apresentar novo livro



O escritor António Lobo Antunes regressa à Biblioteca Municipal para apresentar, na próxima quarta-feira, 28, às 21h30,o seu mais recente romance, “O Meu Nome é Legião”.
Usando a linguagem de um relatório policial, Lobo Antunes relata o quotidiano de um bando, oriundo de uma zona a que chama simplesmente Bairro e que evoca as zonas periféricas das grandes cidades e o leitor percorre, como se fosse sua, a vida de pessoas que vivem na pior parte do pior sítio do mundo.
“O Meu Nome é Legião” anuncia uma inovação na técnica narrativa do autor:

"E não tenho medo dela, não tenho medo de vocês, não tenho medo de nada, os plátanos do pátio, mil plátanos de berma de estrada que vou ultrapassando um a um neste carro roubado com a velha no outro banco a dizer-me - Menino".
Depois de aqui ter apresentado, em Março do ano passado, o “Terceiro Livro de Crónicas”, António Lobo Antunes regressa à Biblioteca Municipal para partilhar com os leitores este seu novo romance e alguns momentos de conversa, como só ele sabe.


Lobo Antunes nasceu em Lisboa, em 1942.

Estudou na Faculdade de Medicina de Lisboa e especializou-se em Psiquiatria, tendo exercido, durante vários anos, a profissão de médico psiquiatra.

Em 1979 publicou os seus primeiros livros, “Memória de Elefante” e “Os Cus de Judas”, seguindo-se, em 1980, “Conhecimento do Inferno”.

Estas primeiras obras são marcadamente biográficas, estão muito ligadas ao contexto da guerra colonial e imediatamente o transformaram num dos autores contemporâneos mais lidos e discutidos, no âmbito nacional e internacional.

Todo o seu trabalho literário tem, ao longo dos anos, sido objecto dos mais diversos estudos, académicos ou não, e o número de distinções literárias, nacionais e internacionais, é vasto: conquistou duas vezes, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa, o Prémio Europeu de Literatura (Áustria), o Prémio Ovídio (Roménia), o Prémio Internacional de Literatura da União Latina (Roma), o Prémio Rosalía de Castro (Galiza), o Prémio Jerusalém de Literatura, o Prémio Iberoamericano das Letras José Donoso e o Prémio Camões, entre outros.



Sem comentários: