domingo, 25 de novembro de 2007

SEM SAÍDA no NGC


Resgatados e salvadores unem as suas forças para sobreviver aos desastres mais espectaculares dos últimos tempos.

“Sem Saída”, é uma nova série que o National Geographic Channel estreou este domingo, dia 25 de Novembro, as 20h00. A série será habitualmente emitida à quinta-feira, às 22h00, a partir de dia 29. A série documental apresenta uma visão pessoal dos resgates mais incríveis da história, através dos testemunhos de resgatados e salvadores. Esta série, de seis episódios, realiza uma reflexão acerca daquilo que inspira estes indivíduos para seguir em frente quando já não há qualquer vislumbre de esperança. Uma homenagem ao heroísmo, ao sacrifício e à valentia como exemplo do poder da vontade humana.

“Sem Saída: Acidente Aéreo nos Andes” Estreia: Domingo 25 às 20h00 Reposição: Domingo 2 de Dezembro às 14h00

Esta é uma das histórias de sobrevivência mais impressionantes de todo o século XX. Um avião encontra turbulência, sai da sua rota e despenha-se no meio dos Andes. 32 dos 45 passageiros sobrevivem ao acidente, mas quase não têm comida nem água, nem roupa de abrigo que lhes permita proteger-se das geladas temperaturas, 40 graus abaixo de zero. Os sobreviventes, desidratados, idealizam um método para derreter a neve e conseguir a água necessária para sobreviver a grande altitude. Em poucos dias, as reservas de comida esgotam-se. Os sobreviventes têm que conseguir uma nova fonte de alimento se não querem morrer de fome. A necessidade obriga a tomar uma decisão drástica: se quiserem sobreviver, terão de se tornar canibais.

As semanas passam e a moral dos sobreviventes está de rastos. Convencidos de que para chegar à civilização só terão de atravessar uma montanha, três dos jogadores de rugby aventuram-se na espessura nevada das montanhas numa tentativa desesperada de encontrar ajuda. Mas os seus cálculos estão errados e quando conseguem chegar ao topo da montanha, apercebem-se de que estão encurralados numa cordilheira. Desmoralizados e exaustos, um deles decide regressar ao ponto de partida, enquanto os outros dois progridem na sua travessia pelas montanhas. Depois de mais de uma semana a caminhar pelas gélidas paragens dos Andes, encontram o primeiro vislumbre de civilização. 72 dias após o acidente, os 16 sobreviventes que restam são resgatados num dos maiores triunfos da luta pela vida.

“Sem Saída: Emergência no Oceano” Estreia: Domingo 25, às 21h00 Reposição: Domingo 2 de Dezembro às 15h00
Canadá, Janeiro de 2003 - Um capitão finlandês e a sua tripulação ficaram presos a mais de 450 quilómetros do porto mais próximo em Newfoundland, Labrador. Os motores de 12 cilindros do barco não funcionam e, sem poder navegar, o barco está completamente exposto às terríveis tormentas do Oceano. Mais de 7.000 barcos já naufragaram nestas águas geladas devido às enormes ondas. Não há barcos de arraste nas imediações e os marinheiros terão de abandonar o “Camila” antes que chegue a tormenta.

O Esquadrão de Busca e Resgate canadiano recebe a chamada e põe-se rapidamente em marcha. Trata-se de uma operação M1, ou, por outras palavras: de vida ou de morte. A tormenta que se aproxima é como uma bomba meteorológica e vai crescendo em intensidade à medida que se aproxima do “Camila”. As ondas são cada vez mais altas, o vento cada vez mais poderoso e falta muito pouco para cair a noite. O helicóptero realiza uma manobra mortal para lançar alguns cabos de menos de 5 milímetros de diâmetro para que os homens se possam agarrar. Porém, um erro fatal no último minuto está prestes a pôr em perigo toda a missão.

Sem comentários: