terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Museu do Oriente organiza conferência por Monge Budista


Monge budista ensina segredos para

“Uma vida digna”

O Museu do Oriente, a Autoridade de Turismo da Tailândia e a Embaixada da Tailândia promovem a conferência “Uma vida digna”, proferida pelo monge budista Ajahn Vajiro, membro da comunidade monástica de Amaravati, no dia 7 de Dezembro, domingo, às 17h30, no Auditório, com entrada livre.
A conferência, organizado pela Fundação Maitrya, aborda um conjunto de temas que explicam a evolução da religião budista neste país do sudeste asiático, e a sua influência na cultura local, com o objectivo de dar a conhecer a religião oficial da Tailândia – o Budismo Theravada.
O Budismo Theravada, da Tradição da Floresta da Tailândia, designa a linha monástica fundada pelo mestre Ajahn Mun, no século XIX.

Continuada pelo seu discípulo, Ajahn Chah, tem entre os seus seguidores de hoje muitos ocidentais, entre os quais o americano Ajahn Sumedho, que fundou o mosteiro Amaravati, em Inglaterra.
O monge Ajahn Vajiro nasceu em Kuala Lumpur, na Malásia, e licenciou-se em Economia, em Inglaterra.
Conheceu Ajahn Chah e Ajahn Sumedho quando estes fizeram uma visita a Hampstead, Inglaterra.
Após o regresso à Tailândia, recebeu, em 1980, a Upasampada (ordenação superior), de Ajahn Chah.
Entre 1993 e 1998 liderou a comunidade Bodhinyanarama em Wellington, Nova Zelândia.
Na Austrália, perto de Melbourne, viveu três anos em retiro no ermitério Sanghaloka, antes de regressar a Amaravati, onde reside actualmente.

Sem comentários: