terça-feira, 2 de dezembro de 2008

RTP lança novo Serviço de Legendagem Automática no Jornal 2

RTP LANÇA NOVO SERVIÇO DE
LEGENDAGEM AUTOMÁTICA NO JORNAL 2.



Esta iniciativa integra o projecto da RTP, desenvolvido na área das Acessibilidades, que tem como objectivo a adaptação de conteúdos de rádio e de televisão para Pessoas com Necessidades Especiais.

Para aceder a este serviço, basta accionar a página 884 do Teletexto RTP. As normas têm vindo a ser definidas em colaboração com a Federação Portuguesa de Associações de Surdos, entidade com a qual a RTP colabora activamente na procura de soluções inovadoras e no desenvolvimento de novos serviços.
Com esta iniciativa, a RTP passa a assegurar a Legendagem Automática de três dos principais serviços noticiosos diários, nomeadamente o Jornal da Tarde, o Telejornal e, agora, o Jornal 2.
O Sistema de Legendagem Automática, desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC-ID Lisboa em colaboração com a RTP, baseia-se num Sistema de Reconhecimento Automático de Fala, o qual realiza a transcrição para texto do áudio produzido nos programas de televisão a partir de um vocabulário de 100.000 palavras, actualizado diariamente com modelos de linguagem baseados em textos de carácter noticioso. Esta versão do sistema apresenta as legendas em 2 linhas de tamanho duplo, fundo preto e colocadas no topo da página do Teletexto.
A transcrição da fala é mostrada em cores diferentes para os oradores masculinos (branco) e para os oradores femininos (amarelo).
Como o sistema produz erros de transcrição apenas são visualizadas legendas cujo grau de confiança do sistema de reconhecimento seja superior a 85%. As legendas ficam activas durante um intervalo de tempo correspondente à duração respectiva do áudio produzido. A legenda apresenta uma tentativa de pontuação, tarefa difícil para fala espontânea.
Com este novo serviço, a RTP reforça a sua oferta de conteúdos adaptados dirigidos a públicos com necessidades especiais na área da deficiência, mas visa um contexto bastante mais alargado que inclui outros segmentos de público como os jovens (estímulo à leitura), as comunidades estrangeiras residentes em Portugal (aprendizagem do Português), as comunidades portuguesas residentes no estrangeiro e todos os falantes de português, assumindo-se como um elemento de promoção da Língua Portuguesa no mundo.
Com uma estratégia assente na promoção e integração Social das Pessoas com Deficiência, a RTP tem vindo a desenvolver e a formatar serviços destinados a Públicos com Necessidades Especiais como garante do Acesso Universal, sem necessidade de recorrer a equipamento específico, sem custos adicionais para o utilizador e sistemas não impositivos, permitindo o acessos às funcionalidades disponíveis em função das respectivas necessidades.

Sem comentários: